A análise fundamentalista é uma metodologia de análise de investimentos que se baseia na avaliação dos fundamentos econômicos e financeiros de uma empresa. Com o objetivo de determinar o seu valor intrínseco e, assim, identificar oportunidades de investimento.
Basicamente, as análises buscam avaliar períodos históricos mais longos e intervalos de tempo maiores. Portanto, épocas como resultados trimestrais das empresas de capital aberto, são importantes temporadas para quem utiliza essa metodologia.
Vale saber que no Clube Acionista você pode encontrar os resultados das empresas, bem como diversas analises de especialistas. Descobrindo o preço alvo e o potencial para cada oportunidade. E mais, na plataforma é possível acessar a Agenda de Resultados Trimestrais e descobrir quando cada empresa divulgará seu balanço.
Como funciona a Análise Fundamentalista
Para realizar uma análise, os fundamentos econômicos e financeiros incluem informações como lucros, fluxo de caixa, endividamento, crescimento, entre outros. A análise fundamentalista busca entender como a empresa está se desenvolvendo e seus fundamentos a longo prazo, e não somente o seu desempenho a curto prazo.
Na prática, geralmente utilizam relatórios financeiros, como balanços e demonstrações de lucros e fluxo de caixa, para avaliar a situação financeira da empresa e comparar com outras empresas do mesmo setor. Eles também podem fazer análises macroeconômicas, para entender como as condições econômicas gerais podem afetar a empresa.
Em resumo, a análise fundamentalista é uma metodologia de análise de investimentos que se baseia na avaliação dos fundamentos econômicos e financeiros de uma empresa. Portanto, não há tanto foco nas flutuações dos preços dos papéis no curto prazo. Mas sim, em horizontes de tempo maior e em negócios com bons fundamentos que justificam o investimento.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.