A Americanas S.A. anunciou a compra de 100% do Hortifruti Natural da Terra, por R$ 2,1 bilhões, um mais um avanço do grupo em um segmento considerado estratégico por impulsionar a recorrência de compras online. A rede possui 73 lojas que diversifica seu negócio de varejo com uma vertical de produtos de alimentação saudável.
A empresa possui uma margem Ebitda de aproximadamente 12% e dívida líquida de R$ 300 milhões. A Americanas acredita que com as sinergias incorporadas, o múltiplo da aquisição seja de 9x EV/EBITDA em 2021; enquanto a Americanas atualmente negocia a um múltiplo de 15x EV/EBITDA.
De acordo com Anna Saicali, CEO da Inovação e Futuro, unidade de negócios encarregada de estratégia de M&A do Universo Americanas; os ativos vão potencializar muito o negócio do Hortifruti, e eles vão potencializar o do grupo.
A Americanas também pretende integrar o Natural da Terra com a AME, a carteira digital da Americanas, que passará a oferecer seus produtos e serviços financeiros aos clientes do Hortifruti.
Impacto: Positivo. A aquisição é a primeira após a integração da operação entre B2W e Lojas Americanas, que formou a Americanas S.A. Vemos a aquisição do Hortifruti como significativa para o grupo controlado pelo 3G Capital, tanto pelo seu tamanho como pelo potencial sinérgico que pode ser criado após a total integração. Além disso, a expansão para o segmento de alimentação é um passo bastante importante para a Americanas; em virtude da entrada da empresa no segmento de alimentos e perecíveis, próximo segmento a ser explorado pelas grandes varejistas. Destaque para a operação de e-commerce e delivery da Hortifruti que representa pouco mais de 15% da receita da companhia.