Na manhã desta segunda-feira (21), as ações das Americanas (AMER3) apresentam desempenho negativo repercutindo os problemas nos sites Americanas e Submarino que estiveram fora do ar. Em comunicado, a Americanas (AMER3) confirmou a suspensão de parte dos servidores e citou um “acesso não autorizado”.
Mas o que aconteceu?
Ao longo do final de semana (sábado e domingo), a Americanas publicou dois comunicados informando a suspensão proativa dos servidores do ambiente de e-commerce, impactando os sites Americanas.com.br e Submarino.com.br, como parte de seu protocolo de resposta após identificar um acesso não autorizado.
Segundo a companhia, técnicos e especialistas foram acionados para normalizar a segurança do site, enquanto as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas.
A suspeita de ataque hacker foi vista de forma negativa pelo mercado considerando que o canal online representa mais da metade das receitas da empresa.
Americanas (AMER3)
Conforme os analistas da Xp, a sugestão é monitorar o comportamento da empresa e observar quanto tempo levará para normalizar as operações. Desta forma, antes de qualquer movimento precipitado do investidor, é preciso entender o potencial impacto nos resultados da companhia.
A recomendação da equipe de research da XP Investimento para as ações AMER3 é neutra e preço-alvo de R$40,00 por ação.