Mesmo com tanto lixo seco produzido no Brasil, o desafio para aumentar a taxa de reciclagem ainda é bem grande, sendo que apenas 4% dos resíduos gerados no país atualmente são reciclados. Com o objetivo de aumentar o engajamento da sociedade a Ambipar (AMBP3), líder em gestão ambiental, lançou seu novo aplicativo, que traz dinâmicas de gamificação para incentivar os hábitos de reciclagem.

O app se integra ao Programa Ambipar de Fidelidade e Recompensas, que tem om propósito de estimular as pessoas a destinarem corretamente seus resíduos nos pontos de coleta, que recebem materiais recicláveis como vidro, plástico, eletrônicos, metais e medicamentos, em 74 cidades brasileiras, distribuídas por 18 estados, e oferece, em troca, vantagens para esses usuários.

Como funciona

Com a gamificação, segundo a empresa, o usuário participa de desafios com metas estabelecidas para alcançar novos níveis, conquistas, rankings e prêmios. Os níveis representam o progresso do usuário no game. De semente a árvore, cada nível tem sua vantagem.

Por exemplo, usuários nível Árvore, o mais alto do app, têm seus pontos multiplicados por 1,4. Ao completar um desafio, o usuário acumula pontos que viabilizam a ascensão do nível atual para o próximo. Além da evolução no jogo, a pontuação pode ser trocada por cashback em contas de luz, crédito para celular pré-pago, crédito para transporte público e, até mesmo, cashback em bancos digitais cadastrados.

Além disso, a dinâmica ainda permite ranquear os usuários pela quantidade de reciclagens feitas,com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Na seção “Status” do game, usuários poderão visualizar sua posição na lista dos usuários que mais reciclam até o momento.

Outra iniciativa ESG

No fim de junho a empresa anunciou que fechou uma parceria com a Heineken Brasil para implementar um novo sistema de economia circular do vidro no país. O objetivo é fortalecer os principais elos da cadeia de reciclagem, incluindo cooperativas de catadores de materiais recicláveis e grandes geradores de resíduos, além de estabelecer um modelo de negócio circular, financeiramente sustentável e socialmente responsável.

O papel da Ambipar, primeiramente, será de colaborar com operações de logística reversa, beneficiamento e reciclagem de vidro em regiões menos favorecidas.

Ações da Ambipar se valorizam mais de 100%

Entre 11 de junho e 10 de julho de 2024, as ações da Ambipar registraram uma valorização de mais de 100%. “Esse movimento significativo pode ser atribuído a um conjunto de fatores que incluem um possível ‘short squeeze’, compras estratégicas de ações e parcerias relevantes”, segundo análise da Quantum.

Segundo os analistas, a alta das ações pode ser explicada por uma combinação de fatores: um movimento de short squeeze, aumento de participação por investidores influentes, maior transparência e comunicação da gestão e novos contratos significativos. “Esses elementos criaram um cenário favorável para a elevação do preço das ações, atraindo mais investidores e pressionando aqueles que tinham posições vendidas a descoberto a cobrir suas posições.”

(Fonte: Spacemoney; Clube Acionista; Ambipar)