O Brasil enfrenta o desafio de aumentar suas taxas de reciclagem, que são de apenas 4% dos resíduos gerados no país atualmente. Com a pretensão de aumentar o engajamento da sociedade em torno do tema, a Ambipar (AMBP3) acabou de lançar seu novo aplicativo, que traz dinâmicas de gamificação para impulsionar os hábitos de reciclagem.

O aplicativo se integra ao Programa AMBIPAR de Fidelidade e Recompensas, e visa estimular as pessoas a destinarem corretamente seus resíduos nos pontos de coleta, que recebem materiais recicláveis como vidro, plástico, eletrônicos, metais e medicamentos, em 74 cidades brasileiras, distribuídas por 18 estados, e oferece, em troca, vantagens para esses usuários.

Com a gamificação, o usuário participa de desafios com metas estabelecidas para alcançar novos níveis, conquistas, rankings e prêmios.

Os níveis representam o progresso do usuário no game. De semente a árvore, cada nível tem sua vantagem.

Por exemplo, usuários nível Árvore, o mais alto do app, têm seus pontos multiplicados por 1,4.

Ao completar um desafio, o usuário acumula pontos que viabilizam a ascensão do nível atual para o próximo.

Além da evolução no jogo, a pontuação pode ser trocada por cashback em contas de luz, crédito para celular pré-pago, crédito para transporte público e, até mesmo, cashback em bancos digitais cadastrados.

A dinâmica ainda permite ranquear os usuários pela quantidade de reciclagens feitas,
com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Na seção “Status” do game, usuários poderão visualizar sua posição na lista dos usuários que mais reciclam até o momento.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte