Após 5 anos, a maior cervejaria do Brasil, Ambev (ABEV3), troca o seu presidente, para surpresa do mercado, dos analistas e investidores, assim como quem abre uma cerveja. A partir de 1º de janeiro de 2025, Carlos Lisboa, que lidera as operações da AB InBev na América Central, será o CEO da companhia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27). A mudança surpreendeu muitos analistas de mercado, mas não traz a visão de grandes alterações na estratégia, segundo especialistas.

O Money Times repercutiu essa mudança. Para os analistas da XP, uma vez que a rotação de executivos está incorporada à cultura da ABI, a expectativa é de que não haja nenhuma ruptura no dia a dia das empresas. “Embora não seja esperada, a ampla experiência de Lisboa, incluindo sua função atual como CEO da maior operação de volume da ABI e cargos anteriores como CMO [diretor de marketing] da Ambev e VP de Marketing para as marcas globais da ABI, sugere continuidade nas iniciativas estratégicas recentes”, comentam.

Para os analistas, os esforços contínuos da AmBev para otimizar seu portfólio e aumentar o reconhecimento da marca provavelmente “persistirão sob a nova liderança, esperando uma reação neutra para as ações à mudança de CEO”, disseram ao MT.

Já o time do Itaú BBA prevê uma transição suave, sem impactos nas operações da empresa, e a continuidade da estratégia de longo prazo sem interrupções.

Carlos Lisboa (Divulgação)

Quem é

O próximo CEO, Carlos Lisboa, atualmente preside a região Middle Americas Zone (MAZ) na Anheuser-Busch InBev (ABI), controladora da Ambev, sendo membro do conselho de administração da cervejaria brasileira. Durante o tempo como presidente da Zona da América Central, Lisboa levou a operação ao patamar de maior mercado da AB InBev. Antes disso, ele ocupou cargos de liderança sênior em todas as unidades de negócios da Ambev.

(Com informações: Money Times)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte