A Ambev (ABEV3) anunciou, na última terça-feira (27), a troca de comando com Carlos Lisboa assumindo como novo CEO em 2025, em substituição a Jean Jereissati, que liderou a empresa nos últimos cinco anos.

Lisboa, atual CEO da ABI para a Zona das Américas Médias (MAZ), é um veterano com longa carreira em posições estratégicas na ABI e Ambev. Em contrapartida, Jereissati assumirá a liderança das operações da ABI em MAZ.

Para o BTG Pactual, essa troca de executivos, embora inesperada, reflete a cultura da ABI de desenvolver talentos internos e promover rodízios de liderança.

Nesse sentido, o banco destacou que essa prática já faz parte do DNA da empresa, que busca constantemente desafiar seus líderes em novos cenários.

Durante seu mandato, Jereissati conseguiu elevar a participação de mercado da Ambev ao focar no crescimento da categoria e na inovação do portfólio de produtos.

Iniciativas como BEES e Zé Delivery impulsionaram a transformação digital da empresa, e o desenvolvimento de marcas mais conectadas com os consumidores trouxe uma abordagem mais orientada ao longo prazo.

Com Lisboa assumindo o comando, o BTG Pactual acredita que a Ambev enfrentará desafios significativos, como provar seu poder de precificação em um cenário competitivo e gerenciar as flutuações de participação de mercado em meio às “guerras de preços” da indústria de cervejas.

“A expectativa é de que a nova liderança mantenha o foco nas estratégias de longo prazo e continue a alavancar as ferramentas digitais desenvolvidas nos últimos anos”, afirma o banco.

Diante disso, o BTG Pactual mantém uma posição neutra sobre a Ambev, destacando que o mercado aguardará pelos próximos passos e perspectivas que Lisboa trará para enfrentar esses desafios e, potencialmente, reacender o crescimento da empresa.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte