Veja a análise da BTG Pactual sobre a Ambev (ABEV3) que está presente na Carteira Recomendada ESG. Dessa forma, os analistas do banco vem como positivas as medidas adotadas pela companhia referente ao controle de emissões de carbono.
Ambev tem crescimento de volume desde 2020
Conforme o relatório do BTG, depois de anos com uma postura mais cautelosa sobre o nome, ele acabou se tornando um dilema do copo meio vazio ou meio cheio.
“Permanecemos geralmente neutros sobre o nome até que tenhamos sinais mais encorajadores de que o poder de precificação está estruturalmente de volta à forma. Mas reconhecemos que, no curto prazo, este último prevalecerá e vemos as ações como defensivas com relação ao ambiente de consumo doméstico mais favorável”. Ressaltaram os analistas do BTG.
Segundo o BTG, depois de anos em que a empresa lutou com retornos marginais em queda e participação de mercado em declínio, ambos agora podem ter chegado ao fundo do poço. O crescimento de volume tem sido a principal surpresa positiva desde 2020 e isso continua sendo uma realidade à medida que a reabertura econômica ocorre.
O setor está mais forte, alguns concorrentes parecem mais fracos. O mix de embalagens está melhorando. As iniciativas comerciais offline e online estão funcionando e o portfólio de marcas é o mais forte dos últimos anos. Portanto, o BTG também acredita que a Ambev está bem posicionada para implementar e colher os frutos de uma temporada de preços mais forte durante o 2S22. À medida que as pressões de custo das commodities enfraquecem, isso deve significar que o processo de deterioração da margem não existe mais.
Negociando a 20,0x P/L 23, os analistas do BTG ainda acham o valuation exigente. Especialmente quando a qualidade dos ganhos é considerada, mas com o impulso dos lucros a seu favor e possivelmente algum espaço adicional para revisões para cima pelo mercado, os analistas do banco não esperam que uma contração de múltiplos aconteça tão cedo.
ESG
Na área ambiental, as medidas mais relevantes da Ambev estão relacionadas à redução das emissões de carbono. A empresa pretende ter emissão líquida zero até 2040, maior eficiência no consumo de água e redução de resíduos, principalmente de embalagens.
Na frente social, o BTG destaca as campanhas da Ambev relacionadas ao consumo responsável de álcool e os esforços para aumentar a diversidade. Em relação à governança, o Conselho é atualizado anualmente sobre temas relacionados a: retenção de talentos (planos de sucessão e política de remuneração), segurança de dados, compliance e outros desenvolvimentos de governança corporativa.