Em comemoração ao dia da mulher, as agricultoras amazonenses poderão conhecer melhor as políticas e programas de apoio ao setor executadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para isso, os técnicos da estatal no estado explicam o funcionamento das ações em palestras realizadas nesta segunda e terça-feira (7 e 8).
Na oportunidade, serão detalhadas as regras de participação no Programa de Vendas em Balcão (ProVB). O programa tem como objetivo viabilizar o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de milho sob gestão da Companhia, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local, uma maneira de apoiar a criação de animais na região.
No último ano, foram comercializadas mais de 700 toneladas de milho aos criadores amazonenses cadastrados no programa. Já nos dois primeiros meses de 2022, a Companhia já vendeu cerca de 6,6 toneladas do grão. Para comprar o cereal, os interessados devem possuir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa, ser inscrito no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) além de estar em situação regular junto ao Sistema de Registro de Controle de Inadimplentes da Conab.
Durante a palestra também serão apresentadas as ações de apoio na comercialização de produtos extrativos e da agricultura familiar, por meio dos programas operacionalizados pela Conab, entre eles o Programa Alimenta Brasil e a Política de Garantia de Preços para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
A partir do Alimenta Brasil, a Conab compra a produção da agricultura familiar e os alimentos são doados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Já a PGPM-Bio é um instrumento de incentivo econômico o qual complementa o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos desde que seja comprovada uma venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.
Serviço
Palestras sobre programas da Conab
Data: 7 e 8 de março de 2022
Horário: 9h às 16h (horário local)
Local: Rua Urubui, número 113 bairro centro – Presidente Figueiredo (Amazonas)
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]