As agricultoras e os agricultores familiares da Associação de Mulheres do Baixo Cajari (Ambac) e da Associação dos Moradores e Produtores do Lago do Ajuruxi Reserva Agroextrativista do Cajari (Amplarex-ca) irão entregar, nesta segunda-feira (4), 10 toneladas de farinha de mandioca à Coordenação Estadual de Saúde Indígena (Coesi). O produto irá beneficiar famílias indígenas do município de Oiapoque.  A doação da farinha ao governo do estado amapaense faz parte da operação de compra do alimento pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Essa ação é fundamental para assegurar o costume alimentar das famílias indígenas, uma vez que a farinha faz parte da alimentação dessas pessoas. Ao mesmo tempo que asseguramos a manutenção alimentar, garantimos benefícios aos agricultores e agricultoras familiares do estado ao comprar a produção local, gerando renda a diversas famílias no interior”, explica o superintendente regional da Conab no Amapá, Asdrubal Silva.

A primeira entrega de 10,5 toneladas de farinha ao governo do Amapá foi realizada no último dia 21 de novembro. Ao todo, serão doadas 75 toneladas de farinha de mandioca adquiridas pela Conab dos produtores familiares da Ambac, Amplarex-ca e da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Agroextrativista do Baixo Cajari (Ampraex-ca) a fim de atender a situação de emergência das famílias indígenas que vivem no extremo norte do estado e sofrem com pragas nas plantações de maniva na região e estão impossibilitados de produzir o alimento.

Com isso, cerca de R$900 mil serão repassados aos agricultores e agricultoras envolvidos no fornecimento do produto.  A ação vai atender cerca de 2.500 famílias ao final das atividades. Cada família indígena receberá 30 quilos do alimento.

PAA/CDS – A Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas. 

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected] 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte