Poucos dias no ano fazem a diferença, assim, o que esperar para 2024 é a nova tarefa irresistível de fim de ano. Na reflexão, o ano de 2023 foi marcado por turbulências globais, elevação dos juros internacionais e queda da Selic, bem como diversos momentos de aversão ao risco. A volatilidade desencadeada por fatores geopolíticos gerou desafios significativos, impactando ativos de risco.

A alta expressiva nos juros globais, exemplificada pelo aumento de 3,5% para 5,0% no título do governo americano de 10 anos, trouxe pressão aos ativos de risco, impactando a economia real.

Contudo, a segunda metade de 2023 testemunhou uma redução da inflação, impulsionada pela queda nos preços de energia. Esse cenário deu origem a uma fase favorável para ativos de risco. Assim, desencadeando um “rally” nas ações globais, especialmente no setor de tecnologia, e gerando retornos expressivos nas curvas de juros, moedas emergentes e criptoativos.

Por outro lado, a renda fixa dominava as atenções no primeiro semestre de 2023, o avanço dos ativos de risco ressaltou a importância da diversificação no portfólio. No ranking de retornos, o bitcoin liderou, seguido por estratégias de ações internacionais e locais, destacando a necessidade de um portfólio plural.

Mas o que esperar para 2024?

Ao refletir sobre 2023, acompanhando a opinião de diversos analistas e gestores, vislumbrar 2024 com otimismo demanda da palavra-chave: diversificação. Proteger-se da volatilidade exige um portfólio equilibrado.

Hoje muitos investidores estão finalizando o ano contentes ou aliviados com suas performances anuais, mas não se esqueça: muito disso aconteceu nos últimos 3 meses do ano, após um início de ano muito difícil.

Portanto, a alocação cuidadosa em diferentes classes de ativos busca agregar valor e descorrelacionar as aplicações. A estratégia para o próximo ano deve envolver a construção de um portfólio incluindo ações e renda fixa, além de ativos locais como pré-fixado/inflação, crédito e criptoativos. Os ETFs, por sua natureza barata, transparente, diversificada e com vantagens tributárias, são considerados aliados valiosos na construção desse portfólio.

Para descobrir quais são as principais recomendações para investir confira o espaço exclusivo no Clube AcionistaFaça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades. Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte