Antes de sair para o feriado de Finados, investidores vão às compras para aproveitar algumas ações extremamente baratas. No mês de outubro o Ibovespa fechou com queda de 2,9%, em linha com o desempenho das bolsas americanas (S&P -2,2% e Nasdaq -2,08%). Por outro lado, nesta quarta-feira 1 de novembro de 2023, o Ibovespa fechou com alta de 1,69% aos 115.053.

Como destaque, o que marcou os movimentos do último mês foram as incertezas em relação à política fiscal do ano que vem e a perspectiva de tributação das empresas. Fatos que limitaram e ainda devem limitar o potencial de valorização do Ibovespa.

O que os investidores estão comprando antes do feriado

Conforme os analistas e gestores, nota-se uma propensão por ativos de risco com uma combinação de cautela. Ou seja, mantendo um bom nível de proteção em conjunto com o aumento da posição em ativos que estão entregando bons resultados mesmo com a Selic no atual patamar.

Além disso, temo a forte pressão das taxas de juros americanas que não trazem alívio ou perspectiva de reversão das expectativas. Dessa forma, o consenso do mercado também mostra uma postura mais cautelosa para os ativos de risco internacional. Mantendo posições em empresas fortes em seus setores e aproveitando o cenário de crédito.

Entre os setores mais citados, o lado com maior propensão para compra está o elétrico, financeiro e commodities. Por outro lado, setor de consumo é a ponta mais frágil das recomendações.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte