A Alpargatas reportou seu resultado referente ao 4T20 na última sexta-feira. Destaque para a performance de vendas da marca Havaianas, a mais forte da empresa, que cresceu 5% t/t, atingindo o patamar histórico de 79 milhões no período.
Entre outros pontos, destacamos:
• A Receita Líquida no 4T20 foi de R$ 1.102,5 milhões, alta de quase 11% em relação ao mesmo período de 2019, destacando-se o crescimento no Brasil impulsionado pelo aumento do volume em Havaianas de ~7%, pelo aumento do preço médio de ~4%, e pelo melhor desempenho da história da Osklen no 4T20, com alta de ~27% do volume e 10% da receita líquida em relação ao 4T19;
• Havaianas internacional registrou recorde histórico de receita líquida em 2020 no valor de R$ 0,9 bilhão, um crescimento de cerca de 12% vs. 2019, representando 28% das vendas da marca. Nos Big Bets (Europa, EUA e China), a receita líquida cresceu 21% versus 2019. No Brasil, Havaianas cresceu +4% em 2020, com participação de mercado recorde no canal alimentar de 80%. O desempenho internacional foi impulsionado pela melhora do mix de países e variação cambial;
• As vendas online globais de Havaianas cresceram 2,3x, com cerca de R$ 400 milhões de vendas, equivalentes a aproximadamente 5 milhões de pares. As vendas online representaram cerca de 40% da receita da Havaianas Internacional em 2020, o que sugere forte avanço na transformação digital, impulsionado pelo lançamento da Global Flagship de Havaianas em 5 países (Brasil e Ásia) e pelos serviços de omnichannel em mais de 110 lojas Havaianas e nas 46 lojas próprias da Osklen no Brasil;
• As vendas de Havaianas Brasil no Havaianas.com cresceram 122% versus 2019 com destaque para campanhas com influenciadores, o patrocínio de lives, além dos mais de 15 milhões de unique visitors ao longo de 2020;
• As despesas com vendas, nas quais estão inclusos fretes, propaganda, marketing, comissões, royalties, licenças e provisão de devedores duvidosos (PDD); foram de R$ 262,4 milhões no 4T20, redução de ~260bps como percentual da receita líquida em relação ao mesmo período de 2019;
• No 4T20, as despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 32,3 milhões, 2,9% da receita líquida, 40bps abaixo de 2019, resultado da administração mais eficiente de despesas através da metodologia de OBZ;
• O EBITDA atingiu R$ 282,7 milhões no trimestre, com margem de ~26% e crescimento de 190bps versus 2019. Em 2020, o EBITDA recorrente atingiu R$ 595,6 milhões, com margem de ~18%. Destaca-se, o EBITDA da marca Havaianas com alta ~+15% no 4T20 quando comparado ao mesmo período de 2019;
• O Lucro líquido consolidado do 4T20 foi de R$ 61,7 milhões, queda de 51,8% versus 4T19. No acumulado no ano, o lucro líquido foi de R$ 126,9 milhões, queda de 51,1%. Sem o impacto da descontinuidade da operação de Mizuno e das despesas não recorrentes, o Lucro Líquido recorrente seria de R$ 215,0 milhões no 4T20, alta de 3%. Em 2020, o lucro líquido recorrente foi de R$ 442,9 milhões, queda de 1,6% em relação a 2019.
Impacto: Marginalmente Positivo. A companhia tinha em 2020 a meta de intensificar o seu processo de transformação digital e conseguiu cumpri-la de forma eficiente. As vendas de Havaianas no Brasil pelo canal Havaianas.com cresceram 122% vs. 2019. Além disso, as estratégias da companhia no mercado internacional foram melhor adaptadas, e a variação cambial também beneficiou sua performance nos diferentes países. Destaque ainda para as novas parcerias feitas com influenciadores para impulsionar vendas de Havaianas e controle das despesas. Ressaltamos no entanto que a empresa deve seguir sendo um pouco impactada pelos efeitos da pandemia no curto e médio prazo, assim como outras varejistas fortes no meio físico.