A Allos (ALOS3) foi a primeira empresa brasileira do setor de shopping centers a definir metas de sustentabilidade até 2030. No último dia 12, a empresa anunciou a antecipação das metas de conservação ambiental para quatro de seus shoppings localizados na Bacia Amazônica.
A iniciativa nos shoppings da região Norte do país demonstra o comprometimento da companhia em alinhar seus ativos com a agenda de sustentabilidade do maior evento climático do mundo, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá ano que vem, em Belém, no Pará.
A jornada
Desde 2022, quando estabeleceu suas metas, a Allos vem implementando uma série de iniciativas. Uma delas é a gestão de resíduos sólidos. A empresa destinava adequadamente 42% dos resíduos em 2022, mas já alcançou 61% em agosto deste ano. O objetivo é chegar a 90% de reciclagem e compostagem até 2030, embora os shoppings da Bacia Amazônica cumpram essa meta já em 2025.
Shoppings
Com a decisão de antecipar os compromissos para esses quatro shoppings, o Manauara Shopping, Amazonas Shopping, Parque Shopping Belém e Boulevard Shopping Belém (foto); a Allos aumentou a equipe de consultoria ambiental para a vistoria dos processos de geração de resíduos e treinamentos de lojistas.
Os shoppings de Manaus, por exemplo, já têm projetos de economia circular mais avançados, nos quais a maior parte dos resíduos orgânicos é reaproveitada como ração animal, e uma menor porção, como adubo. Em agosto, o Manauara Shopping registrou 74% de taxa de reciclagem e compostagem, e o Amazonas Shopping alcançou 65%.
Para os shoppings de Belém, a empresa reforçou a determinação em perseguir a meta, auxiliando o fornecedor local nos processos de licenciamento e homologação para início da compostagem externa. Em agosto, as taxas foram de 75% no Parque Shopping Belém e 61% no Boulevard Shopping Belém.
Resíduos
Considerando o total de resíduos gerados por esses quatro shoppings, em agosto de 2023 o volume chegava a 490 toneladas por mês, sendo 217 toneladas destinadas à reciclagem/compostagem. Em agosto deste ano, apesar de o montante gerado ter sido similar, o volume de reciclagem e compostagem aumentou para 329 toneladas. Isso significa que, em um ano, deixou-se de enviar 3.953 toneladas de resíduos para aterros apenas nesses quatro shoppings. Esse número ainda chegará a 5.294 toneladas, o equivalente à meta de 90%.
Metas de energia renovável
Em relação à transição energética, a companhia concluiu seu plano de transição climática em 2023, com o objetivo de usar 100% de energia renovável até 2030, investindo constantemente em eficiência energética e buscando atingir a neutralidade de carbono até 2040. Atualmente, a Allos já superou a marca de 80% de energia proveniente de fontes eólicas, solares e hidrelétricas, e vem transformando seus espaços em hubs de carregamento para carros elétricos, incentivando práticas de baixo carbono entre seus clientes.
Os quatro shoppings da Bacia Amazônica já contratam 67% de energia incentivada, ou seja, gerada a partir de fontes renováveis. Para 2025, eles consumirão 100% de energia com Certificado Internacional de Energia Renovável (Certificado I-REC). Com isso, se tornarão carbono neutro em relação às emissões de gases de efeito estufa de escopo 2 (emissões indiretas da geração de energia que é comprada de um fornecedor de serviços públicos).
“Nossa estratégia está ancorada no conceito de Sustainable Life Centers, que entende os shoppings não apenas como espaços de compras, mas como centros de convivência absolutamente integrados à vida das pessoas, promovendo e inspirando a sustentabilidade. Esse é um tema de grande valor para nós, sobre moldar o presente para construir um futuro melhor”, afirma a diretora executiva da ALLOS, Paula Fonseca, responsável pela Comissão de Sustentabilidade.
Melhor gestão de recursos hídricos
No que diz respeito à gestão eficiente dos recursos hídricos, 17 shoppings operam com estações de produção de água de reuso, o que permitiu à companhia deixar de captar o equivalente a mais de 170 piscinas olímpicas em 2023. Além disso, 75% dos shoppings do portfólio utilizam mais de um sistema de captação de água, evitando sobrecarregar uma só fonte do recurso.
A meta é reduzir em 5% o consumo e garantir que 100% dos espaços tenham infraestrutura para reuso de água até 2030. Os shoppings de Belém já usufruem da implementação do reuso de água, promovendo um ciclo mais sustentável de uso desse recurso essencial.
Vale a pena investir na Allos?
A Allos é resultado da fusão entre a Aliansce Sonae e a brMalls, concluída em janeiro de 2023, e constitui hoje a maior empresa do setor de shopping centers na América Latina, com 53 shopping centers próprios, de acordo com dados da empresa. É avaliada no topo da escala nacional da Fitch Ratings, ou seja, ‘AAA(bra)’, com perspectiva estável, indicando que a agência não prevê mudanças na nota de crédito no curto prazo.
Segundo a XP Investimentos, os pontos em destaque são: é maior empresa do setor na América Latina; baixa alavancagem e alta liquidez; alta taxa de ocupação; diversificação geográfica. E os pontos de atenção: exposição às condições macroeconômica; setor intensivo em capital.
3T24
A Allos registrou um lucro líquido de R$ 112,8 milhões no terceiro trimestre deste ano (3T24). Dessa forma, marca uma recuperação em relação ao prejuízo de R$ 16,6 milhões reportados no mesmo período de 2023 (3T23), conforme balanço financeiro apresentado ao mercado na quarta-feira passada (13).
(Fontes: Imprensa Allos; XP; InfoMoney)