A Algar Telecom divulgou os resultados financeiros do 3º trimestre de 2020. A receita líquida da companhia cresceu 9,9% na comparação com o mesmo período de 2019, atingindo R$ 593,8 milhões. O crescimento foi resultado da combinação de maiores receitas tanto do segmento B2B (+12,2%) quanto do B2C (+6,5%). No acumulado do ano a receita líquida cresceu 12,1%.
No 3º trimestre deste ano, o EBITDA somou R&’65129; 245,7 milhões (valor 8,5% superior ao recorrente do mesmo trimestre de 2019). A margem EBITDA, por sua vez, foi de 41,4% no 3T20. O lucro líquido recorrente do 3T20 foi de R$ 46,7 milhões, 6,7% maior que o do 3T19. No acumulado do ano o lucro líquido recorrente atingiu R$ 176,9 milhões, um crescimento de 22,5% em relação aos 9M19.
No segmento B2B, a empresa apresentou um crescimento de 27,3% na sua base, atingindo 153,6 mil clientes. Este crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelos clientes MPE (30,9%) seguidos dos clientes corporativos (2,6%). O segmento gerou uma receita líquida de R$ 361,9 milhões no 3T20, 61% de toda a receita da companhia e uma evolução de 12,2% em relação ao mesmo período de 2019.
A receita líquida gerada pelos serviços prestados ao varejo (B2C), por sua vez, somou R$ 231,9 milhões no 3T20, um crescimento de 6,5% em relação ao 3T19, impulsionado, principalmente, pelas maiores receitas de banda larga – que contabilizaram 51,1% das receitas desses clientes e demonstraram resiliência mesmo diante dos efeitos econômicos adversos decorrentes da pandemia. Vale ressaltar ainda que os clientes conectados por fibra atingiram 70,8% do total dos clientes banda larga.
Neste 3º trimestre, a operação da Algar Telecom segue se mostrando resiliente diante do contexto da pandemia de coronavírus. A importância da conectividade, como meio de viabilização de negócios, transações, ensino, lazer e informação, nunca foi tão evidente quanto nestes últimos meses. Passado o período mais turbulento de adaptação das pessoas às medidas de distanciamento adotadas, pode-se dizer que uma nova forma de se fazer negócios, trabalhar e se relacionar tenha se estabelecido, na qual os serviços de telecomunicações são ainda mais essenciais.
“Neste período, iniciamos a preparação dos nossos ambientes de trabalho para que, no momento oportuno, nossos associados possam, facultativamente, retornar às suas atividades de forma presencial e, principalmente, segura, com todos os protocolos de prevenção à Covid-19 recomendadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde. Seguimos confiantes quanto ao futuro dos nossos negócios e à capacidade da sociedade de atravessar essa fase que é desafiadora para todos. Nos preparamos para superar este momento e seguiremos com o propósito de atender os nossos clientes com qualidade e proximidade, nos colocando como seus verdadeiros parceiros”, destaca Tulio Abi-Saber, Vice-presidente de Finanças, Relações com Investidores e Jurídico da Algar Telecom.