Maiores altas do Ibovespa em setembro veio acompanhado de muita volatilidade no mercado. Conforme os analistas, o fluxo de dinheiro na Bolsa de Valores brasileira foi reduzido e isso influenciou diversos resultados das ações.
“O principal fator que vem “emperrando” a bolsa brasileira desde junho (mas que também havia sido um dos motivadores do rali de alta de março) é o fluxo de investimento estrangeiro” afirmam os analistas da Nord Research.
Além disso, conforme os dados da Anbima, o fluxo de investidores locais para os ativos de renda variável também está baixo. O fato da renda fixa ainda estar atrativa inibe a busca por outro tipo de oportunidade.
5 maiores altas do Ibovespa em setembro
CSN Mineração (CMIN3) é a empresa que apresentou maior alta em setembro com as ações avançando cerca de 13,32%. Durante o mês, tivemos forte volatilidade com o noticiário da China e os movimentos do minério de ferro. Porém, Morgan Stanley, informou em relatório a recomendação de compra do papel e a elevação do preço alvo contribuindo para a maior confiança do investidor.
No segundo lugar as ações da BRF (BRFS3) apresentaram alta de 12,72%. Após um novo movimento de compra das ações realizado pela empresa Marfrig que agora aumentou participação acionária na BRF para 40%. Na sequência, em terceiro lugar, as ações da Hapvida (HAPV3) se destacaram com 10,33% de alta no mês. Conforme analistas, a empresa está apresentando melhor visibilidade sobre os resultados futuros.
Já na quarta posição está a Petrobras (PETR4) com alta de 9,70% refletindo a alta do petróleo no mês. E por fim, a São Martinho (SMTO3) fecha as cinco maiores altas do Ibovespa apresentando 8,66% seguindo o movimento do setor sucroenergético.
O mercado internacional ainda está pressionando o nosso mercado local (inibindo maiores altas do índice). Contudo, o consenso do mercado se mostra otimista com Bolsa brasileira e já se fala em um rali de fim de ano para o Ibovespa.
Que tal otimizar seu portfólio e aumentar suas chances de sucesso no mercado financeiro? Na Assinatura Carteiras, você vai acessar, com exclusividade, a opinião dos principais analistas do mercado sobre o que fazer diante do atual cenário.