O índice de confiança do consumidor da Alemanha cairá de -0,4 em agosto (dado revisado) para -1,2 em setembro, segundo projeção divulgada nesta quinta-feira pelo instituto alemão GFK. A queda foi maior que a esperada por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que projetavam que o índice recuaria para -0,8 ponto.

A queda na confiança é fruto da dinâmica desfavorável da pandemia da covid-19 no país, que reduziu a propensão dos alemães a gastar e aumentou sua disposição a guardar dinheiro, segundo o GFK. A alta da inflação também explica a baixa no índice, de acordo com o instituto.

“A alta significativa nos casos (de covid), a queda na vacinação e as discussões sobre como pessoas não vacinadas devem ser tratadas no futuro abalaram os consumidores de forma notável”, disse Rolf Bürkl, especialista em consumo do GFK. “Eles temem que as restrições voltem a aumentar. Isso aparentemente já pressiona o sentimento do consumidor.”


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.


Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!