A alavancagem operacional é uma medida que mostra o quanto uma empresa está utilizando suas atividades operacionais para aumentar seus lucros. Assim, o cálculo se dá pela divisão do lucro operacional (ou EBIT, sigla em inglês para “Earnings Before Interest and Taxes”) pela receita total da empresa.

Uma ferramenta importante para avaliar a eficiência da gestão de uma empresa. Quanto maior a medida, mais a empresa está conseguindo obter lucro com cada unidade de vendas. Isso significa que a empresa está gerenciando bem suas atividades operacionais e aproveitando ao máximo sua receita.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.

No entanto, o indicador também pode ter um lado negativo. Se a empresa estiver operando com uma alavancagem muito alta, isso pode indicar que ela está correndo riscos excessivos. Portanto, pode ter dificuldades em lidar com oscilações na receita ou nos custos operacionais. Além disso, empresas com alavancagem operacional muito alta podem ser mais vulneráveis aos impactos de mudanças na economia ou na indústria.

Como funciona o cálculo da alavancagem operacional

O cálculo matemático é dado por:

GAO = (Receita Líquida – Custos Variáveis) / (Receita Líquida – Custos Variáveis – Custos Fixos)

Alta alavancagem operacional, isto é, altos custos fixos e baixos custos variáveis) significa que pequenas alterações no volume de vendas resultarão em grandes mudanças nos lucros.

Por outro lado, a baixa alavancagem operacional (baixos custos fixos e altos custos variáveis) significa que as mudanças no volume de venda não resultarão em grandes mudanças nos lucros.

Em suma, é importante que os investidores e analistas de mercado avaliam a medida de uma empresa em conjunto com outros indicadores financeiros. Como o lucro líquido, o retorno sobre o patrimônio líquido e a dívida total da empresa. Isso ajudará a avaliar a situação financeira da empresa de forma mais completa, bem como, fornecerá uma visão mais clara sobre o seu potencial de crescimento e rentabilidade.

Publicidade