O conceito alavancagem, em inglês conhecido como Leverage, é um termo do mercado financeiro que designa as técnicas utilizadas para aumentar a rentabilidade por meio de endividamento.
Dessa forma, com o uso da participação de recursos de terceiros na estrutura de capital de uma empresa ajuda, às vezes, a elevar a rentabilidade do capital e o lucro dos acionistas. Formas comuns de fazer alavancagem incluem empréstimos, a compra de ativos fixos e o uso de derivativos.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.
A alavancagem para quem investe
Quem investe na bolsa, entende que se trata de uma técnica para aumentar os rendimentos através de endividamento. Dessa forma, envolve algum tipo de empréstimo para investidores que geralmente é oferecido pelas corretoras e, com isso, o investidor consegue negociar valores mais altos do que possui.
Por exemplo:
Digamos que você tenha R$ 10 mil disponível para os seus investimentos. A corretora onde possui conta tenha uma alavancagem permitida em até 8 vezes o valor. Assim, você poderia aplicar até R$80 mil na Bolsa de Valores.
Na prática, essa estratégia é usada para impulsionar os ganhos do investidor, pois considera que ao investir mais, o lucro será maior. Porém, caso a aplicação não renda o esperado, o investidor precisa pagar o valor do empréstimo aplicado. Ou seja, é extremamente importante analisar muito bem a alavancagem para não ficar no prejuízo com a dívida contraída.