Novembro foi um mês importante para quem aguentou as turbulências dos meses anteriores. Viver o dia a dia nunca é fácil até que chegam os dias mais benignos. O que você vai fazer a partir de agora?

Se olharmos o hoje, o “ano” do Ibovespa é positivo com 16,04%, mas só quem viveu sabe realmente o que é volatilidade de preço, pois 12,54% foram conquistados só em novembro. Também, que esse desempenho é reflexo de alguns papéis específicos e que muitas ações ainda precisam de um longo caminho para efetivamente se recuperar dos tombos.

A sequência de alguns dados positivos com relação ao cenário inflacionário trouxe alívio aos mercados e para os nossos bolsos.

Estamos vivendo uma aula prática de política monetária no mundo. Principalmente com relação ao forte acompanhamento dos indicadores dos EUA e as medidas futuras do FED sobre as taxas de juros. Cada semana o comportamento dos preços se altera na medida em que se espera por uma confirmação de dado econômico, refletindo na projeção sobre o futuro das básicas de juros.

Contudo, se você observar, ao longo das semanas (onde não há alteração de taxas) o preço dos ativos financeiro sofre alterações apenas por conta de uma expectativa. A mera ansiedade por antecipar um fato impacta nas cotações.

Até este momento, a curva longa de juros sinaliza que não teremos um cenário de juros altos tão longos assim. Aparentando que o ciclo de aperto monetário vem cumprindo o seu papel de inibir os gastadores que causaram as altas dos preços de forma descontrolada (inflação) nos últimos anos.

Ao menos é isso que o mercado precifica e isso já explica toda a alta das Bolsas pelo mundo, logicamente, do Ibovespa também. Pois se o mercado vê taxas de juros caindo mais rapidamente, faz todo o sentindo aumentar os aportes em renda variável.

No meu ponto de vista ainda é cedo para cantar vitória sobre a inflação. Bem como sobre quando ocorrerá o início do período de corte de juros dos EUA e até onde poderá cair a nossa taxa Selic.

Enquanto isso, novas carteiras recomendadas entraram no Clube Acionista e diversas recomendações estão sendo atualizadas. Faça o cadastro gratuito e comece agora. O momento de agir é agora, lucro bom é lucro no bolso e oportunidades para o futuro só se conquista se você agir no presente.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.