A 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, termina nesta sexta (5), em Ribeirão Preto e já consolidou mais um ano de sucesso. Uma das razões é o otimismo das cooperativas de crédito, animadas para atingir suas metas, sejam em liberações de créditos ou vendas diretas aos seus cliente. O Sicoob-SP, por exemplo, que captou R$ 1 bilhão em 2022, disponibilizou R$ 2 bilhões para as 14 cooperativas paulistas associadas. “Agora temos recursos e as empresas têm condições de entrega dos produtos”, destaca o diretor executivo do Sicoob-SP, Rodrigo Moraes.

O sistema de crédito disponibilizou uma linha especial de consórcio na feira, com taxa de administração a partir de 6,38%, e financiamento próprio com juros a partir de 15% e isenção de IOF. “Nossa expectativa é faturar, para os nossos cooperados, R$ 1,8 bilhão”, afirma o CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi.

O valor superaria o R$ 1,5 bilhão de 2022, com mais de 60 empresas expondo seus produtos no estande Shopping Rural. Degobbi diz que o movimento é maior que em 2022 e destaca que mais de 400 profissionais estão empenhados para atingir o objetivo, além de que foram enviados 12 mil convites aos produtores rurais cooperados.

Mesmo na crise, cooperativas captam recursos

O Sicredi, com 105 cooperativas no país, alia a divulgação institucional da marca com o atendimento aos associados, oferecendo duas linhas de crédito: a TFB (do BNDES) e a própria, o CPR, ambas a partir de 17%/ano, mas a taxa pode ser negociada a cada caso. Segundo o gerente de desenvolvimento de crédito, Gilson Nogueira Farias, o Sicredi tem R$ 5 bilhões disponíveis para financiamentos na feira e as propostas de negócios são feitas, pela segunda vez na feira, pelo aplicativo DigiAgro. Em 2022 foram captados R$ 30 milhões em propostas. “A feira está satisfatória e, apesar de adversidades do mercado, captamos R$ 20 milhões em propostas nos dois primeiros dias”, afirma Farias.

O gerente corporativo de negócios da Coplacana, José de Paula Neto, diz que a meta é pelo menos repetir os números do ano passado: R$ 50 milhões. “A feira está boa e estamos atingindo as projeções de vendas”, afirma Paula Neto. Já o diretor de negócios da Cresol Pioneira, de Dois Vizinhos (PR), Marcelo Ludvichak, diz que “o objetivo é fortalecer a marca e mostrar que estamos em São Paulo”.

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A Credicitrus está apresentando taxas especiais para os produtores associados, incluindo os limites pré-aprovados de crédito para o setor, como: aquisição de insumos dentro do convênio de intercooperação com a Coopercitrus, custeio agrícola/pecuário, compra de máquinas e equipamentos novos, financiamento de veículos e aquisição de energia fotovoltaica.

Imagem: Divulgação Agrishow

Prêmio Mulheres Agro

Reconhecer iniciativas de boas práticas agropecuárias e gestão sustentável com foco em ESG (meio ambiente, social e governança) é o objetivo do Prêmio Mulheres do Agro, lançado nesta quarta-feira (03) dentro da programação do Agrishow Pra Elas. A iniciativa, idealizada pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), está com inscrições abertas.

“O prêmio Mulheres do Agro é nosso orgulho, ficamos muito felizes em dar voz para essas mulheres e divulgar a presença feminina neste segmento. Este ano isso será ainda mais potencializado com a adesão de sete entidades”, afirmou Mariana Araújo, organizadora da premiação pela Abag.

Isabela Fagundes, especialista em Comunicação da Divisão Agrícola da Bayer, diz que a expectativa para esta edição é um número cada vez maior de histórias e exemplos femininos no campo. “Que as mulheres ocupem, de fato, seu espaço de fala e comuniquem sobre o que elas estão fazendo em termos de ESG. Temos mais de 1 milhão de mulheres que lideram propriedades, segundo o IBGE, e queremos dar visibilidade a elas. Quando uma mulher conta sua história e ganha um prêmio, todas são reconhecidas criando uma identificação e uma rede de apoio entre elas”, revelou.

Como funciona a premiação

O prêmio chega à sexta edição com reforços de empresas, associações e institutos que agregam reconhecimento e autoridade à iniciativa. Serão premiadas as candidatas que ficarem nas três primeiras colocações de cada categoria (pequena, média e grande propriedade), o que significa um total de nove vencedoras, que serão reveladas durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo. Criada em 2018, já reconheceu a gestão inovadora e sustentável de 45 mulheres do setor e recebeu mais de 900 inscrições.

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O projeto conta com o apoio da Embrapa, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas (Andav), Faculdade de Tecnologia (Fatec) Pompeia, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Saiba mais – A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.

Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 1 a 5 de maio

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 9h às 18h
www.agrishow.com.br

Texto: Comunicação Agrishow/Edição: Cátia Chagas

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