A maior feira de agronegócio da América Latina, a Agrishow, começou nesta segunda (1) e segue até a sexta, 5, em Ribeirão Preto,SP. É uma das maiores  feiras de agronegócios do mundo, tem sua data relacionada com a colheita e suas estações, estando justamente na data em que os agricultores e investidores podem melhor discutir o que vai ser desenvolvido no ano.

Nesta terça, 2 ,ocorre uma exposição sobre FIAgro. Segundo a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), é esperado que o agronegócio no Brasil seja, em 2023, o terceiro maior do mundo. 

Atrações

Agrishow Labs – jornada de conteúdo estratégico, focado no ecossistema de inovação agrícola para conectar, difundir ideias, apoiar e acelerar o desenvolvimento de soluções que ajudem o agro a crescer de forma sustentável. As principais startups do agro apresentam diversas soluções que atendam as reais demandas do setor. O ambiente é propício para o contato entre produtores rurais e tecnologias.

Prêmio Agrishow de Startups – Em sua segunda edição, mais de 140 startups tiveram suas inscrições aprovadas e 25 foram pré-selecionadas, demonstrando a importância da premiação para o agronegócio brasileiro e para valorizar as AgTechs brasileiras.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Agrishow Pra Elas – Ponto de encontro das mulheres na feira, tem a proposta de valorizar a presença feminina no setor e mostrar a relevância das produtoras rurais para o desenvolvimento da atividade no país. Com um espaço ainda maior, conta com uma área de palestras e entrevistas com lideranças femininas nas mais diversas frentes do agro nacional. Também há conteúdos e entrevistas exclusivas para as redes sociais da feira sendo transmitidos do espaço.

Como funciona o agronegócio em 2023?

Hoje em dia o agronegócio funciona como empresas, muitas delas com capital aberto e possibilidade de investimentos. O investidor do agro não necessariamente precisa comprar terras e gado, pode comprar ações. Aí entram as FIAgro, Fundos de Investimento no Agronegócio. Assim como fundos de outros setores, os investidores compraram na bolsa as ações.

Existem diversos tipos de FIAgro, suas características variam de outras formas de investimento justamente por características do agronegócio. Por exemplo, existem fundos de títulos de dívida (Fiagro-FIDC), de fundos imobiliários do agronegócio (Fiagro-FII) e fundos de participação (Fiagro-FIP) que tornam o investidor sócio da empresa. 

Vantagens e desvantagens

Existem diversas formas de investimento, além de certa segurança. No Brasil, mesmo com o complicado ano de 2022, é previsto um crescimento de 1%, sendo o setor resiliente. Muitas vezes é possível investir em ativos na bolsa como commodities, muitos desses têm o valor indexado em dólar, o que pode ser positivo ou negativo. Por um lado o dólar é uma moeda forte, por outro gera volatilidade.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

As desvantagens vem das próprias características da agricultura, por exemplo sazonalidade, afinal de contas existem épocas de plantio e colheita. Isso significa que não há retorno constante para o investidor, mas uma época específica para isso. Também existem os riscos naturais do plantio, como pragas e desastres, que obviamente alteram o retorno para o investidor. 

Confira a programação da Agrishow aqui.

Publicidade