Uma questão levantada pelos analistas da Ágora no que se refere aos EUA é bem pertinente para qualquer investidor: “até quanto durará a complacência dos mercados com esse cenário de juros altos na maior economia do mundo que já se estende por mais tempo do que se esperava anteriormente?”

De acordo com os analistas, existe um “inquestionável frenesi” em torno da Inteligência Artificial e, claro, dos ganhos de produtividade que ela representa. Não é segredo que o desempenho recente das ações das companhias que desenvolvem a “nona maravilha” do mundo, especialmente a Nvidia (The Chosen One, “A Escolhida”, em português) vêm em uma crescente impressionante. 

Para a Ágora, “esse é um dos principais (se não o principal) fatores para justificar o bom desempenho dos mercados americanos em 2024: o S&P 500, por exemplo, negocia atualmente a 18,7x os lucros esperados – um prêmio de pouco mais de 10% em relação à média dos últimos 10 anos”.  Conforme os analistas, é algo que não necessariamente será considerado caro à luz de um possível “novo normal”  no que diz respeito ao crescimento dos resultados corporativos futuramente, em função desses ganhos esperados. 

3 motivos que explicam o movimento de complacência dos mercados

Três aspectos positivos principais que podem sustentar o desempenho dos ativos americanos segundo a Ágora:

  • A expectativa do início do ciclo de afrouxamento monetário por lá; 
  • os ganhos de produtividade esperados e seus impactos na dinâmica de preços ao longo dos anos; e
  • o retrospecto do desempenho dos mercados americanos em anos eleitorais em mais de cem anos – que é favorável. 

Segundo levantamento da Ágora, “desde 1928, nos anos em que os americanos votaram para um novo presidente, o S&P 500 subiu em 91,6% dos anos – com um ganho médio de 9,5% no período”. 

Alterações na carteira

Para o mês de junho, os ajustes são: saiem Albemarle Corp (A1LB34), Coca-Cola (COCA34) e Johnson & Johnson (JNJB34) e entra Mercado Libre (MELI34). “ Além de rebalancear os pesos da carteira, aumentando em 5% a exposição ao ETF Ishare S&P 500 (IVVB11) e em 5% as BDRs da Nvidia (NVDC34). 

Como ficou: Alphabet (GOGL34); Mercado Livre (MELI34); Ishare Russel 2000 (BIWM39); Nvidia (NVDC34); Ishare Core MSCI EM (BIEM39); Aura Minerals (AURA33); Booking (BKNG34); Ishare S&P 500 (IVVB11).

Se você investe em BDRs vai querer saber quais as recomendações para investir. Você tem essas informações e muito mais sendo exclusivo no Clube Acionista. VEJA POR AQUI

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!