No mercado financeiro o termo ágio descreve a diferença positiva entre o preço de compra de um ativo e seu valor contábil ou de mercado. Portanto, o conceito ocorre quando há lucro na operação financeira ou que o material vendido está sendo vendido a um preço superior ao valor contábil.
No dia a dia, podemos perceber através dos juros cobrados em uma operação, causando a diferença entre o valor à vista e o parcelado. Ou seja, essa diferença entre os valores é chamada de ágio.
Além disso, podemos encontrar outro exemplo em um leilão. Pois se inicia com um determinado preço podendo terminar com um valor superior ao real valor do produto. Neste caso, o lucro é o ágio da operação.
No mercado de câmbio envolve a diferença entre a cotação da moeda de um país em comparação com outro. Bem como, na taxa de juros hoje com relação ao preço marcado a mercado.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.
A diferença entre Ágio e Deságio
Enquanto ágio é valor adicional, o deságio é quando um produto é adquirido abaixo do preço do mercado. Ou seja, o primeiro trata da diferença positiva e o segundo a diferença negativa.
Considerando a taxa de juros atual do mesmo investimentos, o valor “acima” pode ser considerado como prêmio ao investidor que realiza a venda.
Onde podemos encontrar estes termos:
Taxas de juros:
Envolve a diferença entre o preço de hoje e o valor projetado para o futuro.
Títulos financeiros:
Toda entidade privada ou pública pode levantar capital para diferentes objetivos. A emissão ocorre através de títulos de dívida com juros pré-estabelecidos. Dessa forma, no mercado secundário é possível negociá-los com ágio ou deságio.
Carros:
Seja via financiamento ou na revenda do automóvel.
Mercado de Ações:
As ações de uma empresa possuem valor nominal. Contudo, o preço negociado no mercado pode ser diferente.