Um segundo semestre de agenda macro cheia nos Estados Unidos. De eleições a possível início do ciclo do corte de juros, os analistas do BTG Pactual antecipam que o mercado continuará a “operar com volatilidade no segmento de juros, exigindo maior seletividade na escolha de duration, geografia e risco de crédito”. 

De acordo com eles, o  cenário base combina os seguintes fatores: a economia global manterá um crescimento próximo ao potencial, em um contexto de “soft-landing”; e a desinflação prosseguirá nos principais mercados, notadamente nos EUA, ainda que de forma não linear. “Essa combinação ainda favorece a alocação em Renda Fixa global, justificando nossa sobrealocação na classe”, comentam.

Estratégias conforme agenda macro

Como estratégia, o BTG mantém como adequada uma duration ao redor de 5,5 anos, ainda abaixo do benchmark deles (7 anos). “Quanto à composição, as alocações em juros soberanos nominais permanecem mais longas, principalmente devido ao nível atrativo de carrego, enquanto as posições em títulos corporativos Investment Grade estão alinhadas com a duração da estratégia”,  explicam os analistas. 

Já nas estratégias de juros reais, mantém posições mais curtas, até 3 anos, visando o carrego e uma possível reprecificação do ciclo monetário nos próximos anos, via TIPS. Os títulos atrelados à inflação ainda oferecem juros reais superiores às principais estimativas da taxa neutra da economia americana (0,8%-1,0%, segundo projeções BTG) em praticamente todos os vértices. 

“Vale ressaltar que nossa exposição a mercados desenvolvidos também deve se beneficiar da continuidade do ciclo de queda de juros na Zona do Euro em julho, apesar da eleição na França representar um potencial fator de volatilidade no curtíssimo prazo.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Com certeza você investe em Renda Fixa ou Renda Variável, então a nossa plataforma é para você. Saiba o que os analistas de diferentes casas e instituições sugerem investir assinando o Clube Acionista por aqui.