Mulheres em Ação

Agenda ESG ganha espaço entre empresas que fazem parte da B3

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Apesar da diversidade ser cada vez mais discutida no ambiente corporativo, o tema ainda é pouco explorado pelas empresas que adotam a agenda ESG – do inglês Enviromental, Social and Governance, para aspectos ambientais, sociais e de governança – e que fazem parte da bolsa de valores brasileira.

Segundo dados da B3 (bolsa de valores oficial do Brasil), das mais de 430 organizações listadas, apenas 39 compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2021, que é uma ferramenta para análise comparativa de performance com relação à sustentabilidade corporativa baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

“Enquanto algumas companhias já começaram, de fato, a migrar o pensamento para um modelo de negócio mais adequado ao ESG, ainda existe uma parcela das empresas que estão apenas no começo dessa jornada, e outras que ainda confundem e resumem a sigla a práticas ambientais”, diz Marina Procknor, sócia da área de ESG da Mattos Filho, em entrevista à Folha de S. Paulo sobre o tema.

Com relação aos indicadores sociais, as participantes do ISE 2021 destacam que utilizam a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como referências para o desenvolvimento de suas ações. Confira alguns dados apresentados:

  • 58% das companhias realizam discussões com a alta liderança sobre a promoção da equidade quanto à licença parental. Essa porcentagem era de 37% no índice formado em 2020;
  • 77% das empresas têm mulheres em seus conselhos de administração. O número permaneceu o mesmo do ano anterior;
  • o número de negras e negros presentes nos conselhos cresceu de 3% para 5%;
  • 100% das participantes afirmaram estabelecer medidas disciplinares em caso de violação de direitos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero.

“As questões de ESG são muito complexas, e há um problema grande no mercado, pois empresas e investidores ainda não entendem a legitimidade do tema de diversidade. No Brasil, mais da metade da população é negra, o que sinaliza que a preocupação sobre questões de equidade racial deveria ser superimportante no país. Além disso, também precisamos pensar em outros recortes. Onde está a discussão sobre a inserção de pessoas transgênero, LGBTs ou mesmo de pessoas com deficiência?”, analisa Fabio Alpereowitch, co-fundador e gerente de portfólio da Fama Investimentos e conselheiro da WWF Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

Com informações da Folha de S.Paulo.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Destaque da Bolsa

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos