A administração ativa é um tipo de estratégia para se administrar os investimentos. Geralmente utilizada por gestores de fundos de investimentos ou carteiras administradas.
Em geral, essa prática não se aplica somente para quem investe em ações, mas sim em diversas modalidades do mercado financeiro.
Como objetivo, a administração ativa busca superar algum índice de referência contando com a capacidade individual do profissional. Neste caso, o processo está em comprar e vender com o intuito de obter a rentabilidade desejada superando indicadores e outras estratégias.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.
Como funciona a administração ativa
A Administração Ativa é uma técnica usada na gestão de Fundos de Investimento quando o objetivo maior do gestor é superar a rentabilidade de algum índice, chamado benchmark.
Desse modo, a rentabilidade em Fundos de Investimento com gestão ativa é muito atrativa, mas o risco em investir em tais Fundos é maior. Seguindo a lei básica do Mercado Financeiro, quanto maior o risco, maior a rentabilidade.
Assim, investir em fundos com administração ativa significa depositar a confiança na capacidade do profissional especialista que fará as devidas análises e pesquisas de mercado para escolher os ativos mais rentáveis. Essa modalidade é voltada para quem acredita ser possível superar o índice de mercado que referencia o tipo de investimento a ser feito e que, para isso, aceita correr mais risco.