A aguardada adaptação de “Cem Anos de Solidão”, o clássico de Gabriel García Márquez, estreou na Netflix.
Considerado um dos maiores livros da literatura mundial, o romance colombiano de 1967 foi transformado em uma série dividida em duas partes.
Os primeiros oito episódios já estão disponíveis no catálogo da plataforma de streaming e duram em média uma hora cada.
Qual a história de “Cem Anos de Solidão”?
A história segue a jornada de José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán, primos que se casam contra a vontade dos pais. Eles fundam uma cidade utópica chamada Macondo, situada às margens de um rio de pedras pré-históricas.
Enquanto a história acontece, o romance narra as gerações seguintes da família Buendía, marcadas por tragédias, amores impossíveis, guerras e uma maldição que parece condenar todos a cem anos de solidão.
Apesar de elementos fantásticos, a obra também traz reflexões políticas, especialmente sobre a história da Colômbia e as relações de Macondo com o mundo exterior.
Veja o trailer de “Cem Anos de Solidão”:
Importância da obra
“Cem Anos de Solidão” foi publicado originalmente em 1967 e é um marco do realismo mágico, um estilo literário que mistura o real e o sobrenatural.
Por isso, a obra é repleta de elementos mágicos, como “pestes” do esquecimento e insônia, e temas recorrentes de incesto e destino.
A obra ganhou reconhecimento mundial e traduzida para mais de 40 idiomas e vendido mais de 50 milhões de cópias.
Quem foi Gabriel Garciá Marquez?
Mas você conhece o escritor da obra? O autor de “Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Márquez, um dos maiores escritores do século 20, foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.
Além disso, Gabo teve uma longa carreira no jornalismo e foi cofundador da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano.
Por exemplo, seu legado inclui romances como O Amor nos Tempos de Cólera e Memórias de Minhas Putas Tristes, além de sua contribuição ao jornalismo e ao cinema.