O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) chegou à Terra Indígena Huni Kuin Kaxinawa, em suas aldeias Formoso e Nova Olinda, no Acre. Na última semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviou equipe de técnicos para realizar uma capacitação e acompanhar as primeiras entregas dos produtos nas escolas indígenas. O programa, na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), auxilia na comercialização de produtos da agricultura familiar a partir da aquisição dos cultivos, que são destinados à doação no próprio local onde são produzidos. Os recursos para a operacionalização do PAA pela Companhia são repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A primeira capacitação ocorreu na aldeia Formoso, com 15 participantes, que possuem projeto do PAA no valor de R$172 mil. A segunda foi realizada na aldeia Nova Olinda, com 30 participantes e investimento de R$403 mil. 

No período do inverno Amazônico, com chuvas praticamente diárias, a cheia do rio provoca fortes correntezas, que arrastam galhos e troncos levados pela força das águas, o que torna o trajeto perigoso. Como a navegação é o único caminho viável para os indígenas dessa região, a oportunidade de comercialização pelo PAA auxilia sobretudo por meio da diminuição dos custos de venda, já que as despesas para levar o produto até a cidade são muito mais altas neste período. A possibilidade de distribuir os alimentos na própria comunidade dá maior segurança, evita as perdas no transporte e ainda garante a melhoria e o fortalecimento nutricional de suas crianças, além de proporcionar o aumento da renda.

A dificuldade de acesso também prejudica a execução das capacitações no local. “A parceria estratégica de apoio operacional e logístico é fundamental para viabilizar a execução dos projetos do PAA nesses locais”, explica a superintendente da Conab no Acre, Alessandra Cavalcante. “Para garantir esse treinamento, contamos com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria Estadual de Educação (SEE/Núcleo de Feijó) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), formando uma equipe interinstitucional para realização dessa missão”.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.