O acordo de recompra, Repurchase Agreement ou Repo, é um instrumento utilizado por quem negocia títulos do governo. Conforme o próprio nome sugere, ocorre quando há um acordo entre o vendedor do título e o comprador. No qual um se compromete a comprar o papel de volta antes do seu vencimento. Portanto, funciona como um empréstimo a curto prazo.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.
Como funciona o Acordo de Recompra
Na prática, o Banco Central emite os títulos públicos com o objetivo de vender aos investidores e captar recursos. Contudo para que este processo se concretize, a transação deve passar por algum intermediário financeiro, que são: bancos ou outras instituições financeiras.
Os intermediários, também são conhecidos como Dealers. Com o acordo, os títulos do governo são vendidos aos investidores e comprados de volta no dia seguinte, a um preço ligeiramente mais alto. Essa pequena diferença de preço é a taxa de juros implícita da noite para o dia. Isso acontece quando o dealer precisa levantar capital em curto prazo, como se ele estivesse fazendo um empréstimo.
Para o investidor, o acordo de recompra é geralmente considerado uma transação segura, porque o título público funciona como garantia. Se o dealer não fizer a recompra, o investidor simplesmente fica com os títulos, que também vão gerar um retorno no futuro. Já para o dealer, o acordo de recompra tem o benefício da praticidade, pois envolve apenas a compra e a venda, e não o processo prático de um empréstimo.
Invista em boas oportunidades e com bom índice de rentabilidade, veja por aqui.