O mercado de ações é a forma mais simples de se tornar sócio de uma empresa, proporcionando a possibilidade de participar dos lucros e dar prosseguimento aos projetos e investimentos em prol do crescimento. Através da Bolsa de Valores, você conseguirá participar de diversas operações com valores mobiliários, isto é, além de poder comprar ações de uma determinada empresa, também é possível investir em debêntures, commercial pappers, fundo fechados e muito mais.

Mas antes de entrar em mais detalhes, primeiramente, é preciso entender que existem dois tipos de sociedades anônimas: as companhias abertas e as fechadas.

Nas sociedades anônimas abertas, as ações são negociadas em bolsa de valores e outros mercados de balcão, com o objetivo de captar recursos junto ao público.

Por outro lado, as sociedades anônimas fechadas, a negociação das ações não ocorre na bolsa de valores nem nos mercados de balcão, ocorre apenas de forma privada.

Em ambas as situações, tanto em S.A abertas com em fechadas, os dirigentes não podem dispor livremente sobre o lucro da empresa. Existindo a obrigatoriedade legal para a divisão dos lucros da sociedade com os acionistas, conhecidos como dividendos obrigatórios.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

As diferenças entre as S.A abertas e fechadas:

  • S.A abertas pode ser negociadas na bolsa de valores, facilitando o acesso para qualquer pessoa poder investir
  • S.A aberta proporciona a divisão do capital da empresa entre muitos sócios
  • S.A são reguladas pelas CVM e a Bolsa de Valores, devendo cumprir determinadas regras e normas exigidas por cada regulador

Funcionamento do mercado de Ações

Agora que você entende o que é uma companhia de capital fechado e aberto, ficará mais fácil de entender como funciona uma ação, pois ela representa a menor “fração” do capital social de uma empresa.

A ação é um instrumento patrimonial que confere aos aos seus acionista todos os direitos e deveres de um membro, conforme os limites das ações detidas. Além disso, trata-se de uma garantia expressamente prevista por lei, no entanto, mesmo que uma empresa tenha seu capital divido por ações, apenas aquelas registradas na CVM podem ser negociadas no mercado de valores mobiliários, na Bolsa de Valores, aberta ao público.

Quem possuir uma ou várias ações de determinada empresa é chamado de Acionista, o qual terá certa participação na empresa, correspondente à quantidade de ações que detiver.

Quem pode comprar uma ação?

O mercado de ações é formado por investidores físicos (pessoas físicas) e institucionais (pessoas jurídicas). As companhias que participam da Bolsa de Valores, são reguladas e as negociações das ações ocorrem por intermediadores (corretoras) que possibilitam a troca dos papéis via HomeBroker.

Deste modo, as companhias abertas possuem as seguintes características:

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

  • Capital divido por ações
  • Personalidade jurídica e patrimônio diferenciado
  • Responsabilidade com o Acionista

PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!