💰 De olho na economia
Real dá um salto com decisão da Fitch e superávit fiscal
O superávit do governo central em abril muito acima das expectativas e a decisão da agência de classificação de risco Fitch de reafirmar a nota do Brasil em BB – com perspectiva negativa, foram dois fatores determinantes da forte valorização do Real, da redução dos juros e valorização das ações no dia de ontem.
O superávit do governo central mostrou que o objetivo de consolidação fiscal não foi abandonado, mesmo com o recrudescimento da pandemia. A manutenção da classificação de risco do Brasil, apesar dos ruídos e incertezas políticas e do aumento dos gastos com a pandemia; mostra a importância do compromisso com o teto dos gastos. Com a queda do risco fiscal, o Real teve forte valorização, os juros caíram e as bolsas valorizaram. Este é o caminho!
🚝 Expresso Bolsa
Resumo do dia: Vale sustentou o índice!
O Ibovespa continua subindo em meio a cautela dos investidores com o risco inflacionário americano. A alta das ações da Vale levaram o índice para o lado azul, que fechou o dia com uma leve valorização de 0,30%. Passando os 124k, o IBOV se encontra em seu segundo maior patamar na história, buscando superar o recorde atingido em janeiro.
🌎 Internacional e BDRs
GameStop (NYSE:GME): De volta aos holofotes…
• As ações de meme ressurgiram esta semana, com os papéis da GameStop aumentando 40% e os da AMC mais de 100% desde segunda-feira, à medida que o exército do reddit voltou às compras;
• Além disso, a GameStop anunciou que está formando uma equipe para construir uma plataforma de NFTs (tokens não fungíveis) baseada na rede Ethereum.
Ford (FDMO34): Transição elétrica ambiciosa…
• A Ford disse ontem que espera que 40% de suas vendas venham de veículos elétricos até 2030;
• Há um longo caminho a percorrer: nos EUA, o maior mercado da empresa, as vendas de carros elétricos representaram 1,2% do total deste ano até abril;
• As ações da Ford subiram mais de 7% ontem e quase 10% na quarta-feira.
BlackRock (BLAK34): Estudando criptoativos…
• O presidente-executivo da maior gestora de ativos do mundo, Larry Fink, disse ontem que está estudando criptomoedas como o bitcoin para determinar se a classe de ativos pode oferecer benefícios;
• Em resposta a um acionista que perguntou se a empresa iria investir em bitcoin, Fink disse em sua reunião anual: “a empresa vem monitorando a evolução dos criptoativos e estamos estudando o que isso significa, a infraestrutura e o cenário regulatório”.
Salesforce (SSFO34): Superou com folga!
• As ações da Salesforce subiram 5% nas negociações estendidas de ontem, depois que a fabricante de software em nuvem divulgou resultados para o 1T e previsões para o ano que superaram as expectativas dos analistas.