É de conhecimento de todos que a pandemia afetou as ações de vários segmentos, e a saúde foi um dos que mais teve impacto, por estar à frente. Nesta semana de resultados trimestrais tivemos a primeira apresentação de resultados do terceiro trimestre referente ao segmento. A Hypera (HYPE3) divulgou seus balanços no dia 25 e trouxe uma receita líquida total de R$ 1,6 bilhão no 3T21, alta de 50,0% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o BB Investimentos, a receita líquida da companhia foi favorecida pelo portfólio de medicamentos adquiridos da Takeda e da família Buscopan e, excluído o resultado dessas aquisições, o crescimento da receita líquida teria sido 18,0% a/a. Ainda, segundo a casa, o expressivo crescimento de receita líquida e manutenção da margem bruta permitiram que a companhia diluísse as despesas com vendas, marketing e administrativas, e elevasse sua alavancagem operacional. Esse processo permitiu um crescimento de margem EBITDA de 3,9 p.p. a/a, acima das estimativas da BB (+1,5 p.p. r/e).
No que diz respeito ao que está por vir para o segmento, a XP trouxe em seu relatório de previsões para o 3T21 análises positivas, principalmente a parte farmacêutica, que assim como no 2T21, se manteve com bons níveis de rentabilidade. Conforme o relatório da corretora, para os meses seguintes é esperado que:
- As operadoras e seguradoras mostrem melhorias, em especial, nos custos médicos;
- Os hospitais apresentem diminuição das margens;
- Os laboratórios de diagnóstico e as indústrias farmacêuticas permaneçam com boa rentabilidade e crescimento de receita.
Expectativas para hospitais, operadoras, laboratórios e indústrias farmacêuticas
Os hospitais apresentam estabilidade em uma base T/T, e com a queda dos casos de covid-19, espera-se que os leitos desocupados e o aumento dos processos eletivos façam pressão sobre as margens de empresas do segmento.
Já para as operadoras, os dois primeiros trimestres do ano foram negativos para as operadoras verticalizadas, pois o crescente número de pessoas com covid-19, fez com que o custo com médicos aumentasse consideravelmente. Mas, com a queda dos casos, o esperado é uma menor sinistralidade, e com isso melhorias.
Os laboratórios continuam se recuperando bem das ondas da pandemia, e o esperado é que, apesar da queda no número de testes de covid, eles continuem com um crescimento de receita com margens um tanto estáveis. Já as indústrias farmacêuticas tendem a continuar a crescer, gerando uma receita defensiva e crescente, com resultados positivos.
As recomendações de ações da Saúde segundo a XP
Confira abaixo as estimativas de resultados das principais companhias do segmento que possuem recomendação de compra, segundo a XP Investimentos.
Rede D’Or
A empresa Rede D’Or, devido à sazonalidade, menor pressão de admissões e grande aumento dos números de leitos adquiridos, faz com que o esperado seja um aumento da receita e das despesas financeiras, o que tem relação com o aumento da taxa Selic e um menor saldo em caixa.
Kora Saúde
A empresa Kora Saúde realizou um grande número de aquisições, como a compra de leitos, o que proporcionou uma recuperação gradual dos procedimentos eletivos.
O esperado é um aumento de 15% na receita e queda de 5 p.p., devido às margens menores dos hospitais adquiridos e aos procedimentos eletivos em níveis baixos no início do trimestre.
GNDI
Apesar do número de casos de Covid, o esperado é um aumento de 5% na receita, devido ao número de vidas adquiridas nos trimestres anteriores e a queda na taxa churn. É estimado uma sinistralidade de 80,6 e que a margem EBITDA se recupere.
Blau
A Blau teve uma queda na receita, comparada ao trimestre anterior, causada pela sazonalidade e pelo número baixo de procedimentos eletivos. O esperado é uma queda de 2 p.p A/A, e um resultado financeiro positivo devido ao caixa líquido da empresa.
No relatório da XP, as empresas Fleury, Alliar e Pardini foram classificadas como recomendação neutra.
Clube acionista
Se você é investidor e tem interesse em acompanhar as recomendações dos especialistas de mercado, o Clube Acionista é para você!
Nosso clube reúne as recomendações de mais de 60 especialistas em apenas uma plataforma, para que você tenha facilidade e assertividade na hora de escolher quais ações comprar e quais vender.
O cadastro é GRATUITO, clique aqui.