Dois acionistas minoritários da Smiles encaminharam à companhia um pedido de convocação de assembleia geral extraordinária.

Os fundos Samba Theta e Centauro I concentram pouco mais de 4% das ações da empresa de programas de fidelidade e querem que os acionistas votem sobre uma ação de responsabilidade contra o conselho da empresa.

Estes questionam as decisões recentes desse colegiado que, no entender dos fundos, aprovou medidas anunciadas pela controladora Gol que prejudicaram o caixa da Smiles.

O ponto central da discussão é a aprovação de antecipação de compra de passagens da Gol pela Smiles no valor R$ 1,2 bilhão na pandemia. No entender desses fundos, essa operação serviu apenas para transferir recursos do caixa da Smiles para a Gol.

Estes acionistas iniciaram um processo arbitral contra a Gol e seus controladores questionando essa operação de antecipação de passagens.

Esse fundos também pedem que na assembleia os acionistas da Smiles possam deliberar sobre a formação de comitê independente que avalia a nova proposta de incorporação da Smiles, lançada pela Gol no início do mês.

Impacto: Positivo. Os grandes acionistas da Smiles não só iniciaram um processo arbitral contra a Gol e seus controladores; para analisar a compra de passagens para a aérea, como também pediram que na assembleia; os acionistas da Smiles pudessem deliberar sobre a formação de comitê independente que avalia a nova proposta de incorporação da Smiles; lançada pela Gol no início do mês.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte