Todo acionista é aquele que possui ações de uma empresa. Ou seja, uma parte de uma negócio em troca do direito de participar dos lucros e crescimento. Atualmente, a maneira mais fácil e barata de se tornar sócio de uma empresa é através da compra de ações negociadas na Bolsa de Valores.

É importante notar que existem diferentes tipos de acionistas, como acionistas majoritários e minoritários, e que o grau de influência e poder de decisão varia de acordo com a quantidade de ações que possuem.

Contudo, em termos práticos, um acionista é uma pessoa ou entidade que possui ações de uma empresa, tendo direito a receber dividendos, votar nas assembleias gerais e ter acesso a informações financeiras e outras informações.

Três principais características

1) Proprietário de ações de uma companhia

2) Sócio de uma companhia Acionista Controlador: Pessoa, física ou jurídica, ou grupo de pessoas vinculadas por acordo de voto, ou sob controle comum, que:

a) é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, a maioria dos votos nas deliberações da assembléia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia;

b) usa efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia Acionista Minoritário: Proprietário de ações com direito a voto, cujo total não lhe permite participar do controle da companhia

O que é uma ação e como funciona para ser um Acionista

A forma mais fácil e barata para ser acionista de alguma empresa é através da Bolsa de Valores. Nela você pode encontrar diversas empresas, geralmente entre as maiores do setor, livres para negocias ações e se tornar um investidor de bons negócios.

Uma ação representa a participação que o investidor tem em uma empresa , assim como, o direito sobre os ativos e lucros dessa companhia.

Todas as empresas que se constituem juridicamente como sociedades anônimas (SA) têm seu capital dividido em ações. Contudo, somente as de capital aberto, ou seja, listadas na bolsa de valores, podem ter suas ações negociadas publicamente no mercado.

Ser acionista de uma empresa com capital aberto não significa que o investidor tenha que saber tudo o que acontece na gestão diária do negócio. Mas sim, como sócio detentor do direito ao voto e aos lucros distribuídos, você precisa entender se a companhia é uma oportunidade.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar boas empresas para investir, veja por aqui.

É a representação da menor parcela em que se divide o capital de uma Sociedade Anônima (SA). Os títulos são emitidos com a finalidade de captar recursos. Quem adquire uma ação torna-se sócio da empresa. 

Publicidade