Cada vez são mais eventos para debates e movimentos para práticas sustentáveis com a ideia de que é possível salvar o meio ambiente, assim como promover governança com credibilidade e justiça social. Durante três dias (de 15 a 17 de agosto) foi discutido na primeira edição do Encontro de Sustentabilidade ESG do Ministério das Comunicações e Entidades Vinculadas (ESG MCom 2023), as questões de sustentabilidade, para estimular as ações de integridade nas áreas de meio ambiente, social e governança. O evento promoveu trocas de experiências da iniciativa privada na gestão ambiental e a inclusão digital como oportunidade de ESG, entre outros temas. O Encontro teve a participação de autoridades como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Antes disso, a capital do Pará foi sede da Cúpula da Amazônia. Na quarta, dia 9, os países participantes divulgaram um comunicado conjunto com as considerações finais do encontro. Intitulado Unidos por nossas Florestas: Comunicado Conjunto dos Países Florestais em Desenvolvimento em Belém, o documento reitera diversos compromissos voltados à pauta ambiental e pede vantagens a produtos florestais sustentáveis nos mercados dos países desenvolvidos.
Investimentos no mundo ESG
“Os investidores estão cada vez mais compreendendo o conceito ESG como um fator-chave na alocação de recursos e todos os olhos estão voltados para o tema. A dúvida que fica é se esse movimento vai persistir adiante. Nós reforçamos a nossa visão de que há uma série de razões estruturais pelas quais a parcela dos investimentos ESG continuará ganhando força no mundo, inclusive no Brasil: (i) o envolvimento do investidor e o comportamento do consumidor estão pressionando as empresas; (ii) a regulamentação impõe os fatores ESG na agenda dos investidores; e (iii) ESG tem sido um sinal particularmente eficaz de geração de retorno nos últimos anos. Assim, acreditamos que as empresas que não se adaptarem a este novo cenário ficarão para trás”, avaliam os analistas da XP.