Não era para menos! Em setembro, quando o Acionista publicou o texto sobre as perspectivas da chinesa Alibaba (BABA34), inclusive fazendo alusão ao Ali Babá da literatura, havia boas recomendações baseadas nas projeções de que a empresa do Jack MA seria uma ótima oportunidade nas exposições relacionadas à China. Dito e feito.
Para introduzir este texto “eu já sabia”, bom saber que a Alibaba (BABA) reportou em novembro seus resultados do terceiro trimestre de 2023. Para muitos foram mistos em relação às estimativas do mercado, mas não ruins. O lucro líquido foi de 27,7 bilhões de yuans (US$ 3,8 bilhões), abaixo dos 29,7 bilhões de yuans esperados.
Alibaba (BABA34)
A empresa anunciou também que desistiu do projeto da “nuvem”. Disse que não prosseguiria com a spinoff completo de seu grupo de cloud, citando restrições de exportação de chips dos EUA, o que impactou seus resultados financeiros. Ah, mas vai distribuir bons dividendos, serão os primeiros da gestão de Eddie Wu que assumiu como CEO em substituição ao ex-chefe Daniel Zhang.