As mulheres do campo de Mato Grosso interessadas em participar do Projeto Maria da Terra devem estar atentas. As inscrições de grupos coletivos para participar da iniciativa estão abertas a partir desta segunda (4) e seguem até o próximo dia 19. A ação é resultado de uma aliança institucional entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (Funadif). O Projeto visa a equidade de gênero no meio rural, da democracia e da justiça social.

O Projeto busca desenvolver habilidades para que as mulheres possam melhor produzir alimentos saudáveis, bem como fortalecer a organização dos seus coletivos, ao mesmo tempo em que estimula e qualifica a produtora familiar para o uso adequado dos benefícios trazidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de forma a promover a segurança alimentar. “A intenção é estimular a autonomia produtiva e a emancipação social dessas mulheres, ao combinar o apoio na produção e na comercialização desses alimentos, estimulando a geração de renda e assegurando que produtos saudáveis cheguem a quem se encontra em situação de insegurança alimentar e nutricional”, reforça a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide. “É uma maneira de promover cidadania, autonomia econômica e financeira, e organização social”.

Serão selecionados 30 grupos, compostos por um mínimo de cinco membros, liderados ou dirigidos por mulheres, na forma: associações, cooperativas da agricultura familiar, comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, extrativistas, povos tradicionais e assentamento da reforma agrária. Os coletivos poderão contar com a presença de homens, porém em menor número, tendo a sua gestão e o protagonismo das ações realizadas por mulheres.

“Essa é uma oportunidade para se democratizar o conhecimento e capacitar as pessoas. Os participantes do Projeto irão receber orientação, suporte e acompanhamento sobre diversos temas, passando por economia solidária, agroecologia, formalização de cooperativas e associações, além das formas de participação e benefícios das políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar”, destaca o diretor de Gestão de Pessoas da Companhia, Lenildo Morais.

Inicialmente serão contemplados coletivos formais e estruturados, bem como aqueles em processo de formalização e estruturação, localizados nos seguintes municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Diamantino, Porto Estrela, Nova Marilândia, Nortelândia, Santo Afonso, Arenápolis, Denise, Nova Olímpia, Alto Paraguai, Campo Verde, Jaciara e Juscimeira. Caso o número de vagas não seja preenchido, o Projeto Maria Terra poderá estender o atendimento para outras cidades.

As inscrições devem ser feitas mediante o preenchimento de formulários disponíveis na página da internet do Projeto Maria Terra. Os documentos preenchidos devem ser enviados por meio do link de inscrição disponível na mesma página. A divulgação final do resultado está prevista para o dia 29/03.

As interessadas em saber mais detalhes sobre o Projeto Maria Terra podem acompanhar a transmissão ao vivo no YouTube com a leitura e explicação detalhada do Edital que acontece hoje (4) a partir de 19h (horário local).

Serviço:
Transmissão de Leitura de Edital Projeto Maria Terra
Data: segunda-feira, 4 de março
Horário: 19h (horário de MT)
Endereço: www.youtube.com/watch?v=ZsfLlh5J6ec

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte