Por: Tayllis Zatti

A privatização da Petrobras já é uma pauta a ser discutida!

O presidente já discute com a cúpula do Congresso como viabilizar a privatização da Petrobras; e essa era uma notícia que o mercado ansiava há algum tempo.

O governo admitiu que a operação “entrou no radar”, mas que será de difícil implementação. A equipe econômica, no geral, defende que a Petrobras acabe com as diferenças entre ações ordinárias e preferenciais. Na avaliação da equipe do ministro da economia, Paulo Guedes, isso já elevaria o valor dos papéis, valorizando a empresa.

As ações da companhia hoje fecharam em forte alta, ajudando a puxar o índice para cima, que fechou – depois de alguns dias de caos e quedas acentuadas – em alta de 2,28%.

O plano que está em discussão nada mais é do que um projeto de lei que permita à União começar a se desfazer das ações da petroleira de forma a perder o controle. Conforme foi divulgado, o governo manteria, no entanto, a chamada “golden share”, que o permitiria vetar determinadas operações da empresa e ainda apontar o presidente da companhia. Para você ter uma ideia, hoje o governo federal possui o controle por meio de 50,5% das ações ordinárias.

Nos resta esperar que essa possível agenda a ser cumprida tenha como causa o aumento da receita, redução do endividamento e aumento do lucro da petroleira. Para um cenário ainda mais benéfico ao mercado, é preciso introduzir competição nas várias fases do mercado de petróleo, bem como de combustíveis.

A palavra de ordem aqui precisa ser competição, para não trocar seis por meio dúzia!

Mudando de assunto, com a queda do dólar hoje, e em meio à rotação setorial da Bolsa, Suzano e Klabin figuraram entre as maiores perdas do índice.

Falando em proventos, a Caixa Seguridade anunciou que o Conselho de Administração da cia aprovou a distribuição de dividendos Conselho da Caixa Seguridade aprova distribuição de dividendos intercalares relativos ao resultado do primeiro semestre de 2021, no valor de R$733.838.520,93 – que é equivalente a 90,0% do lucro líquido ajustado do período -.

Para acessar a agenda completa de proventos, clique aqui!

E a temporada já deu seu “start”. Nesta semana, acompanhamos os resultados de Vale, TIM, Ambev, Usiminas, e a dona da nossa pauta macro de hoje, Petrobras. Ficaremos de olhos nos balanços. Para conferir a agenda completa da semana, e suas respectivas datas, clique aqui!

Últimas do dia:

#AZUL4 – Subsidiária operacional Azul Linhas Aéreas Brasileiras celebrou warrant agreement que prevê a entrega de bônus de subscrição representando o direito de comprar 1,8 milhões de ações ordinárias da Lilium por 0,12 euros cada, exercível até 22/out/2026. 

#BIDI4 – Citi elevou a recomendação para as ações PN do Inter de neutra para compra, após o banco digital ter queda de 36% em seu desempenho na comparação ao mês passado. De acordo com o documento, o novo preço-alvo indicado é de R$19. 

#ELET3 #ELET6 – Eletrobras está em fase de seleção do sindicato de bancos que ficará responsável pela estruturação de follow-on e de distribuição do volume de ações a ser emitido pela companhia. Seleção faz parte do processo de privatização da companhia.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte