Expectativas. Se você pensar bem, essa tem sido a pauta geral dos últimos meses. Como investidores, queremos mesmo, é saber para onde vamos.

Perspectiva = panorama, cenário, horizonte e futuro.

A perspectiva para os próximos dias, meses e anos, como você também já deve ter ouvido algumas vezes, demanda de diversos desafios. A pauta política pode até sobrepor seu hoje, mas isso não evita os cenários turbulentos que teremos pela frente diante da inflação, juros altos e uma recessão global.

No geral, o investimento no país deve desacelerar, isso porque temos alguns pontos que dificilmente serão deixados para trás: taxas de juros altos, câmbio, e as preocupações sobre como vamos solucionar tudo isso sem assumir grandes dívidas.

O copo meio cheio ou meio vazio está a sua disposição. Você decide como olhar.

Conforme cita Aldo Moraes em Estratégias do Clube Acionista, a volatilidade do Ibovespa é alta e existe uma exuberância consistente quantos as expectativas para o futuro. “A pressão sobre os mercados existirá uma vez que os aspectos econômicos, principalmente, os inflacionários poderão influenciar nos próximos movimentos das Bolsas”, afirma o especialista.

No meio de tantas coisas acontecendo, oportunidades surgem no seu caminho. O desafio está em lidar com a realidade do cenário e entender que fatores psicológicos fazem parte do mercado. Você pode encontrar boas oportunidades em períodos turbulentos, para isso, seguir boas fontes é essencial.

Só como exemplo, estamos desde julho citando a Weg (WEGE3) aos membros do Clube Acionista sobre a oportunidade. Cátia Chagas fez uma cobertura sobre o resultado trimestral 2T22 reforçando a visão de diversos analistas sobre a recomendação de compra e 21 dias atrás um novo material para observar as tendências.

Na prática, as pessoas estão mais propensas a comprar ações quando estão subindo. Em períodos de mais turbulências e quedas, vemos diversos investidores em conflito com seu perfil de risco – propensos a “esperar voltar para se desfazer” ou até vender.

Mas não deveríamos agir de forma totalmente oposta?

No dia a dia, quando você vai ao shopping, buscamos por promoções, lançamentos e o melhor preço, logo, produtos baratos. Já na Bolsa de Valores, deveríamos buscar por boas empresas por preços abaixo de seu valor justo, logo, ações baratas.

Compreendendo isso, tente agir com sabedoria, acompanhando diversas opiniões. Aliás, crie o hábito de agir mais e torcer menos. Na prática, se resume em duas atitudes:

  • Seja fiel ao seu objetivo
  • Conheça o investimento antes de investir

Confiança é a essência do negócio. Essa condição mental é desenvolvida na prática. Seja para ajustar um eventual desconforto ou aproveitar uma nova oportunidade. Consequências podem surgir ao entrar no mercado com os sentimentos errados e sem um bom controle emocional.

Por isso, no Clube Acionista você encontra diversas áreas com oportunidades e muito material para você entender cada investimento. Se você ainda está na fase de descoberta, agora é a hora para entender e encontrar ótimas empresas para investir.

Afinal, em época de resultados trimestrais recebemos diversos relatórios dos especialistas que nos ajudam a encontrar boas oportunidades. E produzir materiais exclusivo para você avaliar se são boas ideias para incluir na sua carteira de investimentos.

Enquanto isso, nunca se esqueça do equilíbrio com a renda fixa, pois ela segue oferecendo ótimos prêmios no pós-fixados. Como citei acima, o futuro ainda nos reserva grandes desafios. Aos que gostam de mais risco o pré está chamando a atenção. Já a Bolsa Brasileira, pode até ser defendida como “barata”, mas isso não é sinônimo para você sair comprando qualquer coisa.

A temporada de resultados trimestrais está provando que há diversas empresas de alta qualidade e com força para sobreviver cenários de forte turbulência. Quem teve paciência no passado e comprou quando poucos acreditavam, hoje colhe os frutos. Se você ainda está tentando buscar o caminho correto, convido para conhecer as áreas internas do Clube Acionista.

Investir hoje é se preparar para o futuro. Por isso, aproveite, pois o momento é agora!