Estima-se que o resíduo têxtil represente cerca de 12,8% do total dos resíduos gerados no mundo. A sustentabilidade na indústria da moda tem se tornado cada vez mais urgente devido aos impactos ambientais e sociais gerados.
Segundo dados da Fundação Ellen MacArthur, cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são gerados anualmente em todo o mundo.
Esse problema está diretamente relacionado com o aumento do consumo, a produção em massa de roupas de baixo custo e a baixa taxa de reciclagem.
Os resíduos são compostos principalmente por roupas e outros produtos feitos de fibras têxteis, como algodão, poliéster, nylon, e outras matérias-primas usadas na indústria da moda. Aproximadamente 84% destes resíduos acabam em aterros sanitários, onde podem levar centenas de anos para se decompor.
Neste cenário, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais do setor têxtil e vestuário. É um importante produtor da fibra de algodão, de fios, de tecidos planos e de malha, além de estimular o PIB do País gerando milhões de empregos diretos e indiretos no referido setor.
Além das fibras, fios e tecidos, temos a questão das roupas. O ciclo de vida de muitas delas é curto, especialmente com a ascensão da moda rápida (fast fashion). Roupas são compradas, usadas por pouco tempo e descartadas, frequentemente sem a preocupação com o destino final.
Estudos indicam que, globalmente, 1 em cada 3 peças de roupa compradas nunca são usadas, ou são usadas apenas uma vez. Isso leva a um consumo excessivo e, consequentemente, a um aumento nas quantidades de resíduos têxteis
Na busca da solução deste problema alguns pontos são fundamentais como mudanças no modelo de produção viabilizado por soluções inovadoras e sustentáveis, mudança do comportamento do consumidor, políticas de reciclagem que incentivem a mudança deste cenário entre outros aspectos.
Apresentarei o tema de forma ampla e bastante detalhada nos próximos textos da série sobre Resíduos Têxteis que estou lançando hoje com esta publicação.
Cada um de nós pode contribuir com a redução desse problema optando por um consumo mais responsável e apoiando iniciativas que promovam a sustentabilidade na indústria da moda.