Será que homens e mulheres devem se preparar da mesma forma para a aposentadoria? Qual o momento ideal para começar? Que ferramentas utilizar no planejamento? Essas e outras dúvidas estão presente na vida da maioria das mulheres.

A trajetória feminina é marcada por conquistas e desafios ao longo dos anos. Segundo dados do IBGE (Homens ganharam quase 30% a mais que as mulheres em 2019 | Agência de Notícias (ibge.gov.br), os homens tiveram rendimento médio mensal 28,7% maior do que das mulheres em 2019. Mas esse dado não é pontual. Ao longo das gerações os homens ganham mais, mesmo as mulheres estudando mais, ainda de acordo com dados do IBGE, e com uma jornada de trabalha maior, se levarmos em consideração a dupla jornada com os afazeres domésticos.

Contudo, trago uma excelente notícia! Nós mulheres estamos vivendo mais. A expectativa de vida da mulher brasileira ao nascer já é de 80 anos e deve continuar se elevando com o passar do tempo. A expectativa de sobrevida, ou seja, quantos anos provavelmente você viverá após os 65 anos de idade, no caso das mulheres brasileiras é de cerca de 20 anos, e a dos homens é em torno de 17 anos, o que totaliza 85 anos e 82 anos, respectivamente. (Em 2019, expectativa de vida era de 76,6 anos | Agência de Notícias (ibge.gov.br)

Diante disso, o valor que uma mulher terá que poupar deve ser, em média, maior que a de um homem. Afinal de contas, o valor poupado terá que durar por mais tempo para sustentar o padrão de vida de uma mulher do que de um homem, não apenas porque ela tende a viver por mais tempo, mas também porque, muitas mulheres recebem salários menores do que os homens.

As mulheres no Brasil se aposentam antes que os homens. A idade mínima para uma mulher se aposentar é de 62 anos, sendo que os homens se aposentam aos 65 anos. Essa diferença pode ser entendida como uma compensação pelas desigualdades de gênero, que considera as desigualdades no mercado de trabalho e o trabalho doméstico, que ainda é mais realizado pelas mulheres, também conhecido como dupla jornada.

Como montar o seu Planejamento

  • Controle os seus gastos

Comece anotando durante 30 dias, pelo menos, todas as suas receitas e despesas. Observe se a conta está fechando de forma positiva ou negativa. Identifique seu padrão de consumo e quais seus maiores gastos dentro do mês.

  • Gaste menos do que ganha

Essa é a regra básica da Educação Financeira. Embora, nem sempre seja fácil colocar em prática.

Após anotar todas as suas despesas e receitas você saberá para onde vai cada centavo do seu dinheiro e poderá fazer escolhas conscientes para economizar.

  • Monte um Orçamento Financeiro

O orçamento é uma excelente ferramenta de controle, permite ter uma visão clara das receitas e despesas. E com ele será possível equilibrar as contas, se planejar para o futuro e atingir metas e objetivos financeiros.

  • Poupe Mensalmente

Antes de tuto, poupe. Não deixe para poupar o que sobrar, mas defina um percentual e assim que o salário cair na conta, já transfira para o investimento adequado ao seu perfil financeiro.

  • Seja Previdente

Abra mão de alguns desejos e prazeres momentâneos pensando em realizar sonhos e objetivos de longo prazo. A aposentadoria sustentável deve fazer parte dos seus planos também.

Assim como cuidar da saúde e da alimentação são bons hábitos, é importante que você saiba que cuidar do seu dinheiro também pode se tornar um excelente hábito. Afinal, mulheres que vivem mais precisam ter planejamento financeiro por mais tempo.

Aprenda a lidar com o seu dinheiro ao longo da vida e, certamente você poderá desfrutar da aposentadoria com mais conforto e segurança.

Acredite, a educação financeira pode transformar sua vida te ajudando a realizar seus sonhos e a alcançar suas metas. E o primeiro passo é assumir o protagonismo da sua vida financeira, seja a responsável pelo seu dinheiro!

Até Breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte