Mal os vencedores das urnas foram proclamados, iniciou-se a habitual fúria tributária.

Desta vez, o começo se deu nos estados. O imposto é uma novidade que atende pelo nome de TAXA DO AGRO.

Por enquanto, só duas unidades da federação sinalizaram interesse pela adoção do imposto: Goiás e Paraná. Mas logo, pelo menos é o que penso, outras virão.

Curiosamente, o governador goiano, Ronaldo Caiado, que acaba de ser reeleito, é um ruralista tradicional, tendo defendido o setor durante seus mandatos no Senado Federal.

A matéria já foi aprovada na Assembleia Legislativa, por 22 votos a 14. Agora sobe para sanção no palácio das Esmeraldas. Depois disso, terá de ser regulamentada.

Quem não gostou nem um pouquinho foram os produtores rurais do estado, que inclusive invadiram o plenário para impedir a votação. Esta só aconteceu no dia seguinte, com as galerias fechadas ao público.

Quem pôs o olho grande na inovação foi o governador do Paraná, Ratinho Jr., que se apressou em propor, à sua Assembleia Legislativa, a taxa do agro. Mas, após forte pressão do partido e da classe, a retirou de pauta.

Como sempre acontece nessas horas, é bem provável que outros estados sigam os exemplos goiano e paranaense.

A argumentação de Caiado e Ratinho é a mesma: os recursos irão para obras (estradas e pontes, por exemplo) que beneficiarão os próprios produtores rurais.

Ah, bom… Só que deveriam ter alardeado essas enormes vantagens antes das eleições.

Um forte abraço,

Com a colaboração de Nícolas Merola.

Ivan Sant’Anna, trader, escritor e colunista na Inv Publicações.

Nota do editor: E se você ainda não é assinante Inv, aproveite o cupom de Black Friday ‘BLACKFRIDAY40OFF’ para ter 40% de desconto no Streaming Inv e/ou nas séries Você Gestor, Ações Alpha, Top Trades e 1+100! Mas corra que a promoção só é válida até, hoje, sexta-feira, 25 de novembro. Aproveite o cupom: BLACKFRIDAY40OFF. Conheça os produtos clicando aqui.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.