O que é uma empresa familiar?
A empresa familiar é a forma de predominante de empresa no Brasil e no mundo e, estima-se que este modelo de negócios gere mais de 60% dos empregos nacionais, ou seja, é a grande impulsionadora do desenvolvimento local.
Os conceitos para sua definição são diversos, sendo que abaixo estão alguns, a saber:
– Empresa cuja propriedade e administração estão nas mãos de uma ou mais pessoas da família;
– São empreendimentos iniciados por um membro da família, que as passou ou tem intenção de passar a um herdeiro direto ou parente por casamento;
– Outra versão se baseia em três pontos principais:
Iniciada por um membro da família; que possui membros da família participando da propriedade e/ou direção;
Que se respalda em valores institucionais identificando-se com um sobrenome de família ou com a figura do fundador;
E sucessão ligada ao fator hereditário.
Embora existam várias abordagens sobre o tema, talvez uma simplifique e defina bem o que são as empresas familiares:
São aqueles negócios desenvolvidos a partir do sonho do fundador, e que são pautados pela hereditariedade. Quando há herdeiros, há que se considerar a preparação do sucessor, a manutenção dos valores de quem construiu o negócio, e a perpetuação da empresa para as próximas gerações.
A identidade de uma empresa familiar, portanto, está embasada em quatro pilares, que foram adotados pelo fundador no início do negócio, a saber:
Palavra /Credibilidade;
Perseverança;
Carisma / Liderança;
Cultura.
No início, a palavra é tudo o que o fundador possui como forma de garantia, ou seja, toda sua credibilidade fica pautada na concretização de suas ações. Se o sucessor estiver consciente da força que tem a palavra dada, a confiança que os clientes depositaram no seu antecessor também será transmitida a ele.
Além disso, é importante que a futura geração conheça a trajetória de vida do fundador, a fim de compreender a importância da sua perseverança e do seu esforço na condução da empresa. Os herdeiros que sabem das dificuldades enfrentadas tendem a valorizar mais os negócios da família.
A liderança e o carisma são as únicas características que o patriarca não consegue transmitir ao seu sucessor, pois características comportamentais são moldadas a partir da trajetória de vida de cada um.
O sucessor deverá, além de apresentar capacidade necessária para assumir a gestão, possuir e transmitir os valores que simbolizam a organização.
A palavra, a credibilidade, a perseverança, a liderança e o carisma foram os pilares de apoio na formação e expansão do negócio, formando a cultura empresarial. Um planejamento sucessório consiste em manter esse conjunto de valores, transferindo-os às próximas gerações.
Neste ponto cabe uma ressalva:
Herdeiro é quem herda; sucessor é o que assume uma empresa. Nem todo herdeiro é sucessor, nem todo sucessor é herdeiro. Porém, todo herdeiro será sócio amanhã, e tem obrigação de conhecer o negócio que será seu.
Independentemente do fato do fundador ser sucedido por um herdeiro ou por administrador profissional, a continuidade deve ser realizada com o planejamento sucessório, além de inclusão de ações de Governança Corporativa, sendo este um instrumento de profissionalização e de transparência, que permite a redução dos conflitos entre parentes. Com estes dois requisitos cumpridos (Planejamento Sucessório e Profissionalização), a empresa seguirá por muitas gerações.