Confira a análise do BTG e sobre a empresa do setor de saúde recomendada para 2022. Dessa forma a corretora do banco recomenda a compra para a Hapvida (HAPV3) companhia selecionada para fazer parte do relatório Onde Investir 2022.
A empresa do setor de saúde recomendada para 2022
Conforme o relatório do BTG a Hapvida teve o início de sua atuação com a inauguração da clínica Antônio Prudente em Fortaleza, em 1979. Em 1986, a clínica transformou-se em hospital para procedimentos de alta complexidade.
Em 1993, a Hapvida iniciou as atividades como operadora de saúde e, em 2004, a companhia iniciou fortes investimentos na rede própria, consolidando seu modelo de negócios verticalizado de atuação em saúde suplementar.
A partir de 2005, inicia-se uma série de aquisições de hospitais e carteiras de beneficiários nas regiões Nordeste e Norte, expansão que continua até hoje, mas com atuação ampliada para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A equipe de analistas do BTG destaca também a aquisição transformacional do GNDI em 2021, transformando o grupo Hapvida no maior player do mercado de saúde suplementar no Brasil, com 18% de participação de mercado.
Tese de investimento
A tese de investimento do BTG para a Hapvida se baseia na redução da sinistralidade, conforme os casos de Covid-19 diminuam de intensidade e a campanha de vacinação acelere (no 4T21, a companhia afirmou que esses custos serão irrelevantes).
Além disso, não há grande acúmulo de procedimentos eletivos na rede, o que deve garantir margens maiores e mais sustentáveis em 2022.
A fusão com o GNDI segue em linha com as expectativas do Cade (órgão antitruste), e a equipe de transição já tem novas iniciativas, que devem ser implementadas assim que as empresas começarem a operar juntas.
“Destacamos também que o setor de saúde adicionou mais de 1 milhão de membros em 2021, atingindo 48,6 milhões de beneficiários, o maior número desde maio de 2016” dizem os analistas.
BTG recomenda compra para Hapvida
“Temos recomendação de compra na Hapvida e continuamos otimistas quanto à tese de investimento na companhia” afirmam os analistas.
Existem três fontes de potencial de valorização das ações ainda não precificadas:
(i) opex e sinergias fiscais da fusão com o GNDI;
(ii) sinergias de receita, também relacionadas à incorporação; e
(iii) mais fusões e aquisições, que esperamos na sequência do recente aumento de capital da Hapvida.
O setor de saúde tem um beta baixo e é resiliente, característica importante especialmente para investidores que buscam mais proteção em tempos de forte volatilidade do mercado.