Conheça a empresa de energia incluída carteira Picks 10+ da Warren em fevereiro. Dessa maneira a corretora adicionou a Taesa (TAEE11) substituindo a Movida (MOVI3).

A empresa de energia incluída carteira Picks 10+

Segundo a Warren a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA – é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil em termos de Receita Anual Permitida (RAP).

A empresa é exclusivamente dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, com 11.685 km de linhas em operação e 1.965 km de linhas em construção, totalizando 13.650 km de extensão e 97 subestações.

Além disso, possui presença em todas as 5 Regiões do país (18 Estados e o Distrito Federal) e um Centro de Operação e Controle localizado em Brasília. Atualmente a TAESA detém 39 concessões de transmissão.

A atividade principal do Grupo TAESA é a transmissão de energia elétrica, incluindo a implantação, construção, operação e manutenção de linhas de transmissão e subestações.

A atividade de transmissão é realizada em altas tensões (igual ou superior a 230 kV), por meio do transporte de energia elétrica por linhas de transmissão desde as instalações de geração até os centros de distribuição.

As linhas de transmissão no Brasil geralmente interligam distâncias muito longas, uma vez que a maioria das usinas hidrelétricas estão geralmente afastadas dos grandes centros de consumo de energia.

Atualmente, o sistema do país está quase totalmente interconectado, exceto pelos sistemas isolados localizados principalmente da região amazônica que representam, conforme dados do ONS, menos de 1% da carga total do pais.

O sistema elétrico interconectado fornece a troca de energia entre as diferentes regiões quando qualquer destas regiões enfrenta problemas de geração de energia hidrelétrica, como por exemplo, devido a uma redução de seus níveis de reservatórios.

Como as estações de chuva são diferentes nas regiões do Brasil, as interligações do sistema, através das linhas de transmissão de alta tensão, tornam possível que os locais com produção insuficiente de energia sejam abastecidos pelos centros geradores.

A receita da Taesa

De acordo com os analistas da Warren, praticamente todas as receitas do Grupo Taesa são decorrentes da Receita Anual Permitida (“RAP”), que é a remuneração que as transmissoras recebem pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários.

A RAP corresponde ao valor fixo apresentado em leilão pelas concessionárias quando da outorga de suas concessões e não está relacionada ao volume de energia elétrica transmitido por suas instalações.

Segundo os analsitas, a RAP é reajustada anualmente a cada 1º de julho a 30 de junho do ano subsequente, pelo índice de inflação, medida pelo IGP-M ou IPCA, de junho do ano anterior a maio do ano em referência, de acordo com os termos previstos nos contratos de concessão.

Descubra quais são as principais recomendações dos analistas e o preço alvo para as empresas

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!