Conheça a empresa com o melhor índice de eficiência do seu setor segundo o BB Investimentos. Dessa forma a corretora analisou o Santander (SANB11) destacando sua alta rentabilidade, fruto da união entre uma carteira com mix mais rentável, resiliência à ofensiva das fintechs via captação de clientes em canais digitais e eficiência operacional.
A empresa com o melhor índice de eficiência do seu setor
Ao longo de 2021 o Santander colheu frutos de uma postura mais ousada em relação ao mix de crédito e expansão dos negócios estabelecidos ao longo da pandemia, e registrou resultados recordes. a equipe do BB espera a manutenção do bom momento.
Na visão dos analistas do BB, os “bancões” estão mostrando desenvoltura na reação à ofensiva dos bancos digitais e fintechs, e muito dessa percepção vem por conta do Santander, que foi capaz de captar e rentabilizar base de clientes via canais digitais em ritmo forte, além de estabelecer parcerias em ramos complementares.
O Santander apresenta atualmente o melhor índice de eficiência dos grandes bancos, fruto de sua gestão de custos, que inclui o amadurecimento da transformação da rede de agências tradicionais em modelos mais leves, acompanhando a transformação do setor.
Em face de um ambiente macro mais desafiador para 2022, os analistas do BB enxergam na consistência dos resultados e do crescimento do Santander um nome menos suscetível a solavancos no setor.
4 Riscos apontados pelos analistas do BB
(i) Dificuldades em reprecificar a carteira de crédito nas novas safras por conta da concorrência acirrada;
(ii) Agenda regulatória capaz de pressionar as margens em ritmo além do já mapeado – open banking, open finance;
(iii) Cenário macro mais desafiador do que o previsto pode pressionar inadimplência e despesas com provisões;
(iv) Agenda reformista prejudicando de forma mais enfática o setor bancário tradicional.
Quer saber quais são as principais recomendações dos analistas e o preço alvo para as empresas? Confira por aqui.