A pesquisa “Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros às Práticas de Economia Circular” realizada pelo SEBRAE e recém-publicada revela que a maioria dos entrevistados desconhece ou não compreende este tema.

É necessário o conhecimento do funcionamento da dinâmica da Economia Circular no Brasil considerando a tropicalização dos modelos internacionais. Estas informações são fundamentais para a definição de estratégias e soluções assertivas.

A pesquisa procurou entender como as micro e pequenas empresas se engajam em aspectos relacionados à economia circular, a partir da adoção de práticas de gestão, inserção de processos circulares, assim como na difusão do tema ao público externo e na incorporação de seus princípios à cultura da empresa

Dos mais de 4 mil empreendimentos entrevistados em todas as regiões do Brasil, 83% afirmaram não compreender ou nunca ter ouvido falar sobre o tema.

Esse dado evidencia a urgência da promoção da conscientização sobre a Economia Circular entre os pequenos negócios, destacando as oportunidades disponíveis para o meio empresarial.

Em relação ao tema em questão, os termos de maior conhecimento são a “Logística Reversa” e a “Superciclagem (Upcycle)”, e o menos conhecido é o de “Transição justa para a economia circular”.

Apesar dos desafios, como tecnológicos e educacionais, a pesquisa também destaca as oportunidades significativas que surgem com a adoção da Economia Circular.

Uma das oportunidades de aumento na lucratividade dos negócios é o da “Supericlagem (Upcycle)”

O Upcycle é uma forma de reciclagem na qual o resíduo tem o seu valor aumentado. Por exemplo: uniformes descartados que significam despesas de tratamento para as empresas podem ser transformados em Ecobags que custam entre R$ 50,00 a R$ 300,00, dependendo da qualidade e design.

Verifica-se a lucratividade na medida em que o faturamento gerado com as vendas das peças “Upcycled” compensa as despesas de tratamento dos uniformes descartados e ainda gera valor adicional.  

A Biocicla oferece a Superciclagem (Upcycle)” de uniformes descartados. Fale conosco. Estamos à disposição.

www.biocicla.com.br