Ser líder é persuadir além das palavras!

Saber que tudo influencia, trás a responsabilidade para o líder que deseja a transformação das pessoas.

Aceitar que cada pessoa é única e que se comportam como seres humanos, que todas tem pontos fortes, um jeito próprio de fazer as coisas e acima de tudo possuem valores específicos, nos direcionada para uma liderança mais colaborativa.

Aqui queremos compartilhar nossa experiência como líderes do Comitê 80 em 8 POA em um ano cheio de desafios e tão diferente, onde uma pandemia se instalou, e que para nós tem sido a soma de potencialidades e divisão de trabalho.

Somos, Janaína Lima e Danielle SV, trabalhamos em prol de mais líderes mulheres nas corporações. Nos conhecemos no início deste ano e no começo de 2022 fará um ano que trabalhamos juntas nesse projeto social. Ao longo dos meses fomos nos conhecendo e percebendo aos poucos, durante o cotidiano o quê e como poderíamos colocar em prática nosso potencial para servirmos a um propósito comum. Como poderíamos juntas ser ponte no caminho de tantas outras mulheres que assim como nós, decidiram por fazer parte de um projeto social.

Juntas pensamos em estratégias de engajamento, em novos projetos, em fazer com que tudo acontecesse da maneira mais fluída e saudável possível: para nós e para quem vem agregar no comitê. Somos muito diferentes uma da outra e por isso somamos! Respeitamos totalmente as diferenças, pois são elas que nos unem. Juntas temos algumas certezas e inúmeras dúvidas, porque assim é na vida e no cotidiano de uma líder.

A mulher que percebe que a rivalidade é alimentada por uma má formação da sociedade, então enxerga na outra uma “aliada”.

Antes de pensarmos em grandes projetos que impactassem fora, buscamos neste ano a transformação dentro de comitê.

Parte do processo de amadurecimento de um líder é aprender analisar a si mesmo, ter consciência das atitudes e quais valores norteiam sua posição, entender que está sendo observado o tempo todo e, se quer ser um líder transformador precisa entender de pessoas.

Pensamos no cotidiano de trabalho, do tempo de doação, em soluções, incluí-las e trazer para perto, na disciplina, boa vontade, atitude, criatividade, curiosidade e colaboração. Decidimos ser, antes de parecer!

Buscamos canais que pudéssemos comunicar o propósito do comitê, e estar no “Mulheres em Ação” tem sido um passo importante, criar nosso próprio News onde todas integrantes pudessem colaborar, Clube de leitura, encontro Wine e online, e recentemente o projeto “2022 lá vou eu!” para mulheres que desejam aprimorar algumas habilidades importantes como líderes.

O ponta pé inicial foi dado em um ano tão cheio de incertezas, mas com a certeza do desejo de fazer a diferença na vida de tantas outras mulheres, incentivando-as para fazerem o seu melhor nas ações do cotidiano, e que podemos muito mais quando somos colaborativas umas com as outras.

Líderes falam para transformar, não apenas informar!

Danielle SV

Danielle SV  tem 10 anos de blog, Administradora, líder de pessoas e Gestora de processos e Líder do Comitê 80 em 8 (daniellesv.com.br)

Janaína Lima  é apaixonada pelo desenvolvimento humano! Neurocoach pessoal, Gestora de Marketing, Especialista Neurobusiness, Mestranda coach pessoal e liderança organizacional e Líder do Comitê 80 em 8 (wwww.janalimaoficial).

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte