Querido leitor, nosso Acionista.

Você pode ser nosso assinante ou não, mas sempre que estiver navegando por nossas páginas serás um de nós e sempre muito bem-vindo.

A tradição da alimentação é algo que ninguém se escapará. O dilema aqui é como você faz. Muitas vezes as dúvidas quanto ao que fazer surge.

O que comer?  Será que vou comer fora? Pedir de algum lugar?  Cozinhar e ficar em casa?

Seja você com habilidades culinárias ou não, em algum momento esta dúvida deve ter aparecido. Enquanto cozinhar demanda de controle no processo e precisão; comer fora ou pedir é deixar tudo nas mãos de um profissional onde a sua única preocupação será o que escolher.

Talvez neste último parágrafo possamos levá-lo a um duplo sentindo, não concorda? Você está em um ambiente de finanças, este é nosso DNA e por mais que muitos aqui dentro adorem comida, o objetivo é mostrar que decisões do dia-a-dia são muito parecidas com o mundo financeiro.

Portanto, ao decidir sobre seus investimentos você pode escolher entre um ativo que já esteja montado para você, como nos Fundos de Investimentos, onde a sua única preocupação será qual escolher. Ou decidir montar a sua carteira, do seu jeito e com seu toque especial.

Possivelmente a pergunta que fica é: qual é melhor?

Assim como você responderia “depende” para a escolha de onde se alimentar, a mesma resposta é valida no mundo dos investimentos.

Aqui no Acionista buscamos aproximar a maior variedade de informação para ajudar você a encontrar diversas opiniões e sugestões para decidir sozinho, logicamente, com base em informações de profissionais qualificados e de renomadas instituições. Portanto a liberdade de ler, comparar e decidir está aqui.

Seguindo a ideia de investir sozinho, desejamos muito que você seja consciente do que é melhor para seu perfil de investidor e para alcançar seus objetivos. Saiba que geração de renda, construção de patrimônio e sonhos são possíveis com planejamento de longo prazo. Portanto, a essência de um bom investimento está em escolher um bom caminho para o seu dinheiro e os resultados se darão através de suas escolhas.

Nesta mesma linha, você pode dar sentindo ao Fundo de Investimento, pois assim como um Chef, busca destinar a melhor sintonia para o seu pedido, onde o principal objetivo é destinar um bom caminho para o seu dinheiro. Sendo assim, quem comanda os produtos será o profissional e sua única tarefa será escolher qual Fundo e aguardar pelo melhor resultado.

Veja que ambos são interessantes, enquanto em um você tem autonomia, no outro você deixa com um profissional. Assim como, em um você tem o conforto da liberdade de escolha, no outro você tem a praticidade de alguém certificado estar fazendo por você.

Como o objetivo aqui não é aumentar sua dúvida. Desejamos que ao decidir o que fazer, você tenha 3 coisas em mente.

  1. Tenha claro os seus objetivos.

Se for investir em um segmento específico, ou ir atrás de lucros com dividendos ou ter poucas coisas, mas com bastante diversificação. Então provavelmente o caminho de forma individual parece fazer mais sentindo, pois assim (sempre entendendo seu perfil de investidor) você pode ir montando aos poucos sua carteira de ações, carteira de fundos imobiliários e demais produtos de forma gradual.

Por outro lado, se você busca mais proteção, praticidade, acesso a ativos que são mais restritos e gestão profissional; então a busca de fundos de investimentos faz todo o sentido para você. O desafio será através de seus objetivos escolher qual o fundo (DI, Renda Fixa, Multimercado, Cambial etc).

  • Defina o que deseja fazer e comece a comparar

Estamos em uma “guerra” de taxas. São custos que você precisa medir ao investir, portanto, após definir seus objetivos, você precisa começar a comparar. Em alguns casos, investir de forma independente pode ser mais caro, considerando que em um Fundo pode haver tudo que você deseja e é gerido por um profissional. Assim como o oposto se aplica, onde tudo que há em um fundo você pode comprar de forma independente sem pagar quase nenhuma taxa.

Portanto olhe bem as taxas. Pague taxas aos fundos que justifique tirar de suas mãos a tarefa de fazer, bem como o resultado positivo que lhe atenda ao objetivo. Do mesmo lado quando ao caminho independente, pesquisando os custos para cada aplicação na instituição que você investe.

  • Diversifique

Independente do seu caminho, somos grandes defensores da diversificação. A divisão dos investimentos em diferentes lugares pode proteger você e levar a uma sintonia que o protegerá. Levando sempre em consideração que não somos perfeitos e que esse mercado está em constante evolução, tanto eu como você, podemos errar; assim como os gestores. Desta forma, tenha como essência a diversificação. Busque diferentes fundos, diferentes gestores, diferentes opiniões, diferentes investimentos, diferentes artigos para ler e diferentes sugestões; assim você começa a nos entender um pouco mais e do porquê oferecemos tantas notícias de tantos lugares diferentes.

Quer sugestões de como montar um portifólio? Confira diferentes carteiras de investimentos. Veja como os fundos distribuem seus ativos. Compare e reflita em nome de seu equilíbrio financeiro.

Assim como pesquisamos algumas dicas sobre onde ir comer ou o que cozinhar, você também pode fazer isso com seus investimentos e se enriquecer de conhecimento para encontrar o seu prato perfeito.